UGT na posse da nova diretoria da Contec.

18/09/2008

A nova diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito - CONTEC, eleita para o quadriênio 2008-2012, tomou posse durante confraternização em comemoração aos 50 anos da entidade, no dia 18 de setembro/08, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

A cerimônia reuniu 350 pessoas entre, sindicalistas de base, presidentes de confederações, federações e sindicatos, representantes de centrais sindicais, deputados federais, corpo diplomático do Japão, Alemanha e Cabo Verde. Além de representantes da FENABAN, CAIXA, Banco do Brasil, Banco de Brasília e de outras entidades como Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) e do PMDB Sindical.

No discurso de posse, o presidente da CONTEC, Lourenço Prado, lembrou a trajetória de lutas da entidade, as perseguições políticas sofridas no passado e, o assassinato do companheiro Aluízio Palhano, ex-presidente da Confederação.

Não podemos e não vamos esmorecer porque ainda temos muito que lutar", avisou Prado, ao lembrar da batalha contra a Portaria 186 do Ministério do Trabalho, que dá abertura para a pluralidade sindical. Temos de reverter essa medida. Esperamos que o governo reconheça que ela é um erro. Aos 50 anos, a CONTEC continuará lutando pela manutenção e pelo respeito às Leis da Constituição da República Brasileira. Continuaremos defendendo a unicidade sindical, a contribuição compulsória e o sistema confederativo", disse.

Durante o evento a CONTEC homenageou presidentes de federação, de sindicatos e a diretoria da entidade, que muito contribuíram na luta por melhorias para os trabalhadores do sistema financeiro.

Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) fez parte da mesa de honra onde em seu discurso parabenizou a CONTEC, pelos seus 50 anos. "Prestigio essa entidade pelas ações e conquistas para os trabalhadores das instituições financeiras sempre na defesa do trabalho decente", afirma Patah.

"