UGT participa de encontro com primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva.

19/09/2008

A União Geral dos Trabalhadores - UGT , foi a única central sindical presente ao encontro com a primeira-dama, Marisa Letícia, e o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), Paulo Vannuchi, na reunião nesta quinta-feira (18/9) no gabinete da presidência da República, junto com representantes do setor privado, em São Paulo, para discutir a participação da entidade no 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Rio de Janeiro, entre 25 e 28 de novembro.

A UGT foi representada pelo secretário de Comunicação, Marcos Afonso de Oliveira, junto com organismos internacionais e organizações não-governamentais brasileiras e estrangeiras. Dona Marisa é presidente de honra do evento.

A SEDH coordena a preparação para o Congresso, que tem por objetivo mobilizar sociedades e governos para desenvolverem estratégias conjuntas de ação para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. As duas edições anteriores foram realizadas, respectivamente, na Suécia (1996) e no Japão (2001).

O Brasil inovou no formato desta terceira edição do Congresso dando destaque ao papel da iniciativa privada nesse enfrentamento. Dos cinco temas principais, um trata especificamente das iniciativas de responsabilidade social de empresas nesse tema. A reunião foi o primeiro passo do processo de mobilização para o engajamento dos empresários não apenas no Congresso de novembro no Rio, mas no combate a essa grave violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Uma das propostas é a de que as empresas façam campanhas contra a exploração sexual e coíbam este tipo de violação em suas respectivas cadeias produtivas. Ao fazer uso da palavra, o secretário de Comunicação da UGT, Marcos Afonso, assegurou a participação da central no 3º Congresso Mundial que será realizado no Rio de Janeiro, com propostas de soluções para a questão da exploração sexual de crianças e adolescentes. Ele informou ainda, que em contato anterior com o presidente da Vale (antiga Vale do Rio Doce) Roger Agnelli, ficou estabelecido um acordo de parceria entre a UGT e a Vale, para que juntos trabalhadores e Vale estejam presentes nas mais de 600 cidades em que a empresa opera no Brasil, com ações conjuntas para esclarecer, combater e estimular políticas privadas e públicas para o enfrentamento desta realidade de exploração sexual de crianças e adolescentes no país.