BB pode economizar até R$ 3,8 bi com reestruturação, diz presidente

21/11/2016

O presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, afirmou nesta segunda-feira (21) que a reestruturação de agências e o plano de demissão incentivada anunciados neste domingo (20) pela instituição financeira podem geral uma economia anual de R$ 3,798 bilhões, caso os 18 mil funcionários habilitados optem por deixar o banco em troca de benefícios.

O Banco do Brasil anunciou por meio da divulgação ao mercado de um fato relevante o fechamento de 402 agências, a transformação de 379 agências em postos de atendimento e o encerramento de 31 superintendências do banco em diversos municípios. As medidas de reorganização institucional foram aprovadas pelo conselho de administração da instituição financeira.

Caffarelli e outros dirigentes do banco concederam uma entrevista coletiva na manhã desta segunda, em Brasília, para dar mais detalhes sobre a reestruturação. O presidente do Banco do Brasil ressaltou aos jornalistas que os funcionários das agências que serão fechadas terão quatro meses garantidos com os atuais salários.

“Acreditamos que esse tempo [quatro meses] é o suficiente para que esses funcionários sejam realocados”, disse.

Segundo os cálculos da instituição, a economia com o fechamento de 402 agências, a transformação de agências em postos de atendimento e outras mudanças na estrutura do banco pode alcançar R$ 750 milhões anuais.

Já a economia com o plano de demissão voluntária varia de acordo com a adesão dos funcionários.

Se apenas 5 mil funcionários decidirem deixar o banco, a instituição poderá economizar R$ 1,183 bilhão. Por outro lado, com a adesão de 18 mil funcionários que têm condições de se aposentar neste momento, o corte anual de despesas pode atingir R$ 3,048 bilhões, explicou o presidente do Banco do Brasil.

Fechamento de agências

Na entrevista, Paulo Caffarelli reafirmou que o Banco do Brasil não fechará agências nos municípios em que tem operação ou nos quais é a única instituição bancária.

O banco também anunciou a abertura de um plano de demissão incentivada que pode atingir 18 mil funcionários. “Não é demissão. A adesão ao plano é totalmente voluntária”, afirmou Caffarelli.

A adesão ao plano precisa ser feita até o dia 9 de dezembro. O incentivo para esses funcionários em condições de se aposentarem até o dia 31 de dezembro é de 12 salários, podendo chegar a 15 dependendo do tempo que ele está trabalhando no banco.

O plano vai convidar também 6 mil funcionários para reduzirem a jornada de trabalho de 8 para 6 horas diárias. Com essa redução, o salário equivale a 83,75% do atual. Apesar da queda geral do salário, quem adere recebe 12% a mais pela hora trabalhada.

As mudanças, afirmou Caffareli, faz parte do plano do banco de ampliar o atendimento digital. Para isso, o Banco do Brasil anunciou a abertura, já em 2017, de mais 255 unidades de atendimento digital, entre escritórios e agências digitais.

Hoje o banco já tem 245 dessas unidades de atendimento digital, que atendem 1,3 milhão de clientes. A expectativa é chegar no final de 2017 atendendo 4 milhões de clientes nessas unidades.

Categorizado em: Geral,