UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Sindicato dos Comerciários de SP realiza caminhada Outubro Rosa com 2 mil pessoas


31/10/2016

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo, entidade filiada à União Geral dos Trabalhadores (UGT), por meio da sua Secretaria da Mulher, realizou, neste domingo (30), a Caminhada Outubro Rosa. O evento, que já se tornou tradição por acontecer no último fim de semana do mês, desta vez ocorreu justamente no Dia do Comerciário e reuniu duas mil pessoas que, literalmente, pintaram de rosa o Viaduto Presidente João Goulart (Minocão), na região central da cidade. 

 

“Esta caminhada só é possível porque pessoas como vocês acreditam na importância deste ato. Hoje temos mulheres aqui que estão iniciando o tratamento, outras que estão na metade e algumas que estão prestes a receber a ótima notícia de que conseguiram vencer esse desafio, que é o câncer, por isso este evento é para mostrar para essas mulheres que elas não estão sozinhas”, explicou Isabel Kausz, diretora e responsável pelo Departamento da Mulher do Sindicato. 

 

A dirigente, que atualmente está em tratamento, emocionou a todos os presentes com seu relato, fazendo com que muitas mulheres e homens que participaram da caminhada, em algum momento pudessem se identificar por meio de suas palavras. “Por conta dos anos em que eu já participo de campanhas de conscientização do câncer de mama, me considero instruída em relação a esta doença, mas nunca imaginei que pudesse acontecer comigo. Nós temos tempo para cuidar dos nossos filhos, da nossa família e do nosso trabalho, mas muitas vezes nos esquecemos de nós mesmas”, disse Isabel.

 

Para Rosane Conceição Melo, comerciária do ramo ótico na zona leste, iniciativas como essas do sindicato são fundamentais para mostrar para as mulheres que estão em tratamento que a vida delas segue e que este é mais um obstáculo a ser vencido. Para quem não tem essa consciência, é importante colocar na vida dela essa rotina, de fazer o exame e se prevenir.

 

“Recebi a notícia recentemente, fiz os exames e foram descobertos cinco nódulos, já fiz a biópsia e foi confirmado que é maligno, agora vamos iniciar o tratamento, mas quando recebi a notícia meu chão afundou, chorei uma semana sem parar, mas, nas pessoas em que a gente menos espera, é de onde encontramos apoio para erguer a cabeça e seguir em frente”, comentou Maria da Conceição Souza.

 

Flávia Garcia, que ficou umas duas horas para conseguir fazer a inscrição no site do sindicato, enfatizou que para ela a causa é nobre por isso insistiu em se inscrever. “Eu gosto de caminhar e participo de um grupo, então nós começamos a divulgação e do grupo, viemos em umas 90 pessoas, foi alugado até um ônibus”, disse a participante.

Durante o evento, alimentos foram doados e à Associação Ponte Brasilitalia – instituição que atende crianças da comunidade de Vila Dalva, no Rio Pequeno, capital paulista, mantida pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo e a ITAL UIL – Sindicato dos Aposentados da Itália e a rede italiana de serviços assistenciais.

 

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.