24/10/2016
Quais são os mitos e verdades em torno do tão propalado déficit da Previdência Social? Quais são as propostas para que tenhamos uma Previdência Previdência Social pública, justa e solidária?
Esse é um dos temas a serem debatidos no seminário “Sindicalismo atuante, ético, combativo e inovador” que a União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-MG) promove no dia 27 de outubro, em Montes Claros, no Norte do Estado, distante 420 km da capital mineira.
Além da Previdência Social, estarão em pauta outros temas que têm suscitado muitas dúvidas e apreensões na classe trabalhadora, como a reforma trabalhista (em especial, a proposta de que o negociado prevaleça sobre o legislado) e a terceirização sem limites.
Constam, ainda, assuntos como os projetos em tramitação no Congresso Nacional que são ameaças aos direitos dos trabalhadores, custeio sindical, conjuntura e cenário político pós-eleições municipais.
Voltado para lideranças sindicais, filiadas ou não à UGT-MG, o evento faz parte da estratégia da central ugetista de investir na formação e qualificação do movimento sindical, além de descentralizar os debates, levando-os ao interior do estado.
“O momento é grave, com sérias ameaças aos direitos dos trabalhadores. Não podemos permitir retrocessos e muito menos a retirada de conquistas históricas. Se quisermos superar os enormes desafios postos para a classe trabalhadora precisaremos melhorar - e muito - nossa intervenção política”, afirma o presidente da UGT-MG, Paulo Roberto da Silva.
Ele convoca as entidades filiadas a participarem desse importante espaço de reflexões e troca de conhecimento e façam reverberar em suas bases as reflexões e discussões realizadas.
No dia 06 de outubro seminário semelhante foi realizado na Regional UGT-MG Sul de Minas, no município de Poços de Caldas, a 450 km de Belo Horizonte.
Programação
14h - Abertura
Paulo Roberto da Silva, presidente da UGT-MG; Paulo Faccion, presidente da Regional UGT Norte de Minas, e convidados.
14h30 às 16h30
PALESTRA: Projetos que ameaçam os direitos dos trabalhadores em tramitação no Congresso Nacional; Reforma trabalhista; negociado x
Legislado; custeio da atividade sindical etc.
André Luis dos Santos - DIAP
Rafael Albernaz Carvalho - Ministério Público do Trabalho (MPT)
16h30 às 17h
Perguntas e debates
17h às 17h40
PALESTRA: Desmistificando o Déficit da Previdência - Propostas para uma Previdência Social Pública, Justa e Solidária.
Anderson Avelino - OAB/MG
17h40 às 18h
Perguntas e debates.
18h às 18h40
PALESTRA: O novo quadro político partidário no Brasil.
Malco Braga Camargos - Instituto Ver Pesquisa e Estratégia
18h40 às 19h
Perguntas e debates
19h - Eleições da nova diretoria da Regional UGT-MG Norte de Minas
20h – Jantar
Fonte: UGT Minas Gerais
UGT - União Geral dos Trabalhadores