17/10/2016
A União Geral dos Trabalhadores do Amazonas (UGT-AM), em parceria com sindicatos filiados, deu o ponta pé inicial à campanha Outubro Rosa 2016 com uma série de atividades na zona Leste de Manaus no último sábado (8/10) pela manhã. A principal delas foi uma passeata pelas principais ruas e avenidas daquela região da cidade.
Com faixas, cartazes e um carro de som, centenas de trabalhadores, além de moradores dos bairros da zona Leste, participaram da caminhada, que aconteceu pelo quarto ano consecutivo. A empresa de transporte coletivo Global Green também participou do evento com ônibus envelopados com o tema da campanha.
O presidente da UGT-AM, Antonio Mardonio, que comandou a passeata, disse que a campanha é para conscientizar a população, principalmente o público feminino, sobre a necessidade de se prevenir contra o câncer de mama e de colo de útero.
“Essa campanha não é direcionada apenas às mulheres, mas também aos homens, que amam as suas esposas, que amam as suas namoradas”, explicou.
A secretária para Assuntos Comunitários da UGT-AM, Pedrinha Lasmar, disse que a campanha tem o objetivo de informar e conscientizar a sociedade de que se deve procurar o médico em busca da prevenção e também cobrar do poder público o direito à prevenção do câncer.
“Queremos que a sociedade tenha a consciência de cobrar dos governantes um atendimento médico digno para que possa ter saúde. E nesse momento em que se comemora o Dia do Trabalho Decente, quero dizer que trabalho decente é ter saúde, ter qualidade de vida”, frisou.
Pedrinha também falou sobre a parceria UGT-AM e a empresa Global Green.
“A UGT e a Global Green não fazem exames, apenas orientam a população sobre esta doença que mata milhões de pessoas ao redor do mundo e, no Amazonas, foi detectado o maior índice de mortalidade de câncer de colo de útero”, explicou.
A dirigente sindical defendeu a implementação de políticas públicas voltadas para a atenção à saúde da mulher.
“Os elevados índices de incidência e mortalidade por câncer do colo do útero e da mama no Brasil justificam a implantação de estratégias efetivas de controle dessas doenças que incluam ações de promoção à saúde, prevenção e detecção precoce, tratamento e de cuidados paliativos, quando esses se fizerem necessários. Portanto, é de fundamental importância a elaboração e a implementação de Políticas Públicas na Atenção Básica, enfatizando a atenção integral à saúde da mulher, que garantam ações relacionadas ao controle dos cânceres do colo do útero e da mama como o acesso à rede de serviços quantitativa e qualitativamente capazes de suprir essas necessidades em todas as regiões do País”, disse.
O lançamento da campanha Outubro Rosa 2016 também teve distribuição de panfletos com orientações e outros esclarecimentos, palestras e aferição de pressão e glicemia, que envolveu moradores do bairro Jorge Teixeira.
A próxima atividade da campanha acontece no próximo sábado (15/10) na Escola Estadual Senador Antovila Mourão, Bairro Crespo, zona Sul de Manaus.
UGT - União Geral dos Trabalhadores