Padeiros capixabas podem entrar em greve em outubro

28/09/2016

A diretoria do Sindicato dos Padeiros do Espírito Santo (SINTRAMASSAS/ES), após reunião realizada com o sindicato patronal (SINDIPÃES) na última sexta-feira (24), decidiu que haverá GREVE nos grandes estabelecimentos de padarias da Grande Vitória no próximo mês, caso o Sindipães continue ?embromando? as negociações, como foi feito no ano passado.

O SINTRAMASSAS/ES irá percorrer com carro de som as principais padarias da Grande Vitória realizando assembleias itinerantes com intuito de levar à categoria a falta de argumentação do patronal e decidir com todos pela GREVE.

De acordo com Ari George Siqueira, presidente do Sindicato dos Padeiros, ?os dados da Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria) comprovam que, mesmo com a crise, o setor de panificação e confeitarias brasileiras em 2015 registrou um crescimento de 2,7% com faturamento chegando a 84,7 bilhões. E todo este crescimento do setor está relacionado com a dedicação dos trabalhadores, que merecem uma campanha salarial decente?, explicou Ari.

Principais reivindicações

Entre as principais reivindicações, constam: aumento real de salários; reposição do índice de inflação do período; inclusão de planos de saúde e odontológico; Participação nos Lucros e Resultados (PLR); seguro de vida; cesta básica; tíquete alimentação, entre outras dispostas na minuta entregue ao sindicato patronal.

A luta continua

A diretoria do SINTRAMASSAS/ES já está rodando as padarias e deve iniciar as assembléias itinerantes com carros de som nos próximos dias e decidir sobre a paralisação de padarias e indústrias do setor para o inicio de outubro, já que o sindicato patronal se recusa atender as reivindicações da Campanha Salarial ? cuja data-base é dia 1º de agosto.

Dados

Segundo pesquisa do Dataconsumer, em 2014 o setor ofertou cerca de 820 mil empregos diretos e 1,85 milhão de forma indireta. Em toda Grande Vitória, existem 4 mil empresas de panificação e confeitaria, e aproximadamente 10 mil trabalhadores empregados.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SINTRAMASSAS/ES

Categorizado em: Geral,