UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Candidata a prefeita Marta Suplicy anuncia propostas de governo na UGT


12/08/2008

A ex-ministra do Turismo do governo Lula e candidata a prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) participou nesta terça-feira (12) da série de encontros que a UGT (União Geral dos Trabalhadores) está promovendo com os postulantes à prefeitura da capital paulista, no sentido de ouvir os programas de governo de todos os candidatos. Na abertura do encontro, que contou com a presença de mais de 150 sindicalistas filiados a Central, o presidente Ricardo Patah, disse que a UGT é uma central sindical pluralista e que esta ouvindo todos os candidatos para que os trabalhadores possam conhecer o que cada um deles tem de melhor a oferecer para a cidade, caso seja eleito. Lembrou que a UGT é hoje a terceira maior central do Brasil com a diferença de ter como filiados sindicados representativos das áreas do comércio e de serviços, categorias que têm uma relação muito próxima da municipalidade.

Questionada sobre o que pretende fazer na área da educação, Marta disse que a base será dar sequência ao projeto CEU (Centro Educacional Unificado), por ela iniciado quando prefeita da Capital. Marta disse que havia construindo 21 unidades e deixando outras 24 já contratadas e que, sendo eleita, irá implantar mais 20 CEUs. Mas o importante de tudo isso é o conceito da filosofia do CEU", esclareceu. A ex-ministra lembrou que em algumas áreas de São Paulo não é possível implantar essa unidade educacional, exemplificando a região do Bixiga, mas acredita ser possível usar o programa "Vai e Volta" para levar crianças para usufruir de outros benefícios oferecidos pela Municipalidade, em outros bairros.

Ainda na área da educação a candidata petista falou sobre a importância das creches, salientando que atualmente existem 100 mil crianças aguardando vagas. No seu programa de governo consta não só a construção de novas creches como também ampliar o sistema conveniado através de novas parcerias e até mesmo consultando as entidades já conveniadas sobre a possibilidade de aumentar o número de crianças atendidas. "Há até mesmo a possibilidade de abrirmos, nas creches municipais, um programa para receber crianças por algumas horas", ressaltou a candidata do PT que em várias ocasiões fez menção de que hoje o orçamento da prefeitura é de 25 bilhões, enquanto que no seu governo era de 9 bilhões, o que lhe possibilitará fazer muito mais.

Limpeza pública, homens de rua e qualificação profissional foram outras questões colocadas por lideranças sindicais para que a candidata a prefeita opinasse e respondesse qual seu programa para solucionar o problema. Marta lamentou que a atual administração tenha reduzido o valor do contrato das empresas da coleta de lixo com a alegação de subfaturamento, o que na realidade não ocorreu, segundo ela, acentuando que isso acabou eliminando uma série de outros serviços complementares que vão desde a coleta em favelas até os aterros sanitários e que o caso precisa ser revisto. Sobre homens de rua, lembrou que no seu governo foram implantadas repúblicas para abrigar essas pessoas até que as mesmas tivessem acesso a um trabalho, inclusive locais especiais para os carroceiros catadores de papelão e sucata. "Nesses espaços para os carroceiros chegavam até a dar banho nos cachorros para evitar o problema de sarna", explicou Marta, citando outros serviços prestados como alimentação e até exibição de filmes.

A qualificação profissional, no entender de Marta Suplicy é bem mais séria do que se imagina tendo em vista o avanço tecnológico. Informou que São Paulo tem atualmente dois tipos de analfabetos: o das letras (que não sabe ler e em escrever) e o digital (que não tem nenhuma noção de computação). Seu programa de governo prevê a implantação de telecentros, inclusive nos CEUs, para que as crianças já passem a ter uma convivência com o computador. Marta Suplicy falou também do São Paulo Confia, projeto por ela implantado quando prefeita e que, sendo eleita, vai dinamizar para atender, inclusive, aquelas pessoas na faixa de 40 a 50 anos que precisam voltar a trabalhar.

A visita de Marta Suplicy, que veio acompanhada do deputado federal e seu candidato a vice-prefeito, Aldo Rebelo, ocorreu às 8h30 e foi recepcionada pela direção nacional da UGT. Participaram ainda do encontro Rui Falcão, deputado federal, Canindé Pegado, secretario Geral da UGT e os vice-presidente da UGT , Alemão e Laerte, além de Luiz Antonio de Medeiros, secretario do Ministério do Trabalho."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.