UGT quer combate à guerra fiscal

01/08/2008

A UGT (União Geral dos Trabalhadores) do Rio Grande do Sul está pleiteando junto a governadora Yeda Crusius, o agendamento de um encontro para formalização de uma campanha, a nível estadual, de combate à guerra fiscal. A justificativa é a constante perda de indústrias do fumo da região do Vale do Rio Pardo, para Santa Catarina. A proposta foi feita durante encontro na quinta-feira(31) com Jose Alberto Wenzel, Chefe da Secretaria da Casa Civil, no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho. Segundo o presidente da UGT-RS, Paulo Barck, o problema é sério e vem se agravando mais, citando que as empresas Alliance One e a CTA já mudaram para Santa Catarina. Salientamos que essas duas empresas empregam mais de 3 mil trabalhadores diretos na área do fumo, formando uma cadeia de 19 mil famílias se unirmos a área rural do plantio", explicou.

O deputado estadual Adão Villaverde (PT) participou de audiência e considerou a agenda de extrema importância, especialmente com relação às repercussões sociais e econômicas também para o Estado. Rogério Siqueira, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Fumo, de Venâncio Aires, disse que com esse êxodo de indústrias, o município fica apenas como mero depósito da planta. O sindicalista lembrou que há três anos, Venâncio Aires sofreu abalo expressivo com a perda da empresa Universal Leaf Tabacos que empregava 2.500 trabalhadores somente na linha de processo industrial e que se transferiu para Joinvile, em Santa Catarina. Afirmou ainda a Continental Tobaccos Aliance - CTA, com sede em Venâncio Aires, já anunciou investimentos em Araranguá, interior caarinense e que uma terceira indústria fumageira, a Alliance One, também mostra interesse em instalar-se no visinho Estado.

Partiparam ainda do encontro, Elemar Walter, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires
Sérgio Pacheco, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Fumo de Santa Cruz do Sul, deputa estadual Zilá Breitenbach e Edson Brum(PSDB), Kelly Moraes(PTB), deputado federal Mendes Ribeiro, prefeitos Almedo Dettenborn ( Venâncio Aires),Edivilson Brun ( Rio Pardo), Guido Hoss( Vera Cruz), Helena Hermany( Santa Cruz) e Elton Dettembnorn (Passo Sobrado), Arlindo Frolio, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Fumo de Venâncio Aires, além de representantes da Secretaria Estadual da Fazenda.

"