UGT critica ameaça dos bancos de elevar os juros do crédito consignado

30/07/2008

Como bem disse os dirigentes UGT (União Geral dos Trabalhadores) na manifestação da última quarta-feira(23), realizada em frente do escritório do Banco Central em São Paulo(Av. Paulista), quem vai pagar o pato" com a política do governo no combate à inflação pela via do aumento dos juros serão os trabalhadores.

A ameaça parte do superintendente de Projetos Especiais da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Jorge Higashiro, que também integra o CNPS( Conselho Nacional de Previdência Social), nesta data(30), citando que a proposta de reajuste dos juros do crédito consignado, hoje em 2,5% ao mês, já foi levada ao ministro José Pimentel.

O representante dos banqueiros disse que o aumento da taxa Selic significa que as instituições financeiras pagarão mais caro na captação de recursos. O Secretário Geral da UGT, Canindé Pegado discorda da atual política de juros do Banco Central, justificando que isso pune os trabalhadores com o desaquecimento da economia, causando desemprego, restrições ao crédito, exatamente quando o país necessita de incentivos à indústria, ao comércio e à agricultura para produzir mais.

A ameaça do setor patronal dos banqueiros mostra que a elevação da taxa Selic, pode ter como resultado o consequente aumento dos juros cobrados no crédito com desconto em folha de pagamento para aposentados e pensionistas."