09/09/2016
A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação - CEBNN/CONTEC rejeitou em mesa a nova contraproposta da FENABAN de reajuste de 7% mais abono de R$ 3,3 mil, apresentada nesta sexta-feira (09/09). Com isto, as negociações foram suspensas e serão retomadas na terça-feira (13/09), às 14h, no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.
A comissão CONTEC insistiu na melhoria da oferta e reforçou que o percentual de reajuste oferecido sequer cobre a inflação do período, registrada em 9,57%. Apesar da insistência, não houve avanços nesse sentido. O presidente da CONTEC e coordenador da CEBNN, Lourenço Prado, criticou a contraproposta apresentada e destacou os lucros obtidos pelos bancos nos últimos meses. "O que estão nos oferecendo hoje não cobre nem a inflação do período, por isto a greve geral da categoria seguirá forte até que os bancos atendam nosso pleito", afirmou Prado.
Os bancários reivindicam 15% de reajuste, o que significa cerca de 5% de aumento real. A mobilização dos bancários, em todo o Brasil, segue forte. Hoje (09/09), novos trabalhadores aderiram a GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO. Já são mais de 7 mil agências fechadas e, 20 capitais já aderiram ao movimento. A paralisação também atinge o interior do país e assembleias são realizadas para dar prosseguimento à greve nesta segunda-feira (12/09).
A CONTEC solicita a todas as entidades que continuem encaminhando documentos, fotografias e registros das atividades de mobilização nas bases. Só assim, será possível ampliar a divulgação das atividades, pressionando e sensibilizando os bancos para apresentação de uma proposta mais condizente com a realidade dos resultados e lucros das instituições.
Fonte: Contec / Foto: FH Mendes
UGT - União Geral dos Trabalhadores