Trabalhadores de turismo e hospedagem fecham acordos no Pará

09/09/2016

Todos os sindicatos ligados à indústria de turismo e hospitalidade do Estado do Pará fecharam em tempo recorde suas convenções coletivas de trabalho referentes à data-base de 1º de agosto, com reposição de perdas e manutenção das cláusulas sociais já conquistadas em anos anteriores. A informação foi prestada pelo sindicalista e ex-juiz classista Raimundo Freire da Costa, presidente da Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade da Amazônia Legal (Fetrama) e vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT-PA).

Segundo o presidente da Fetrama, foram concluídas as negociações e fechados acordos e convenções coletivas em Belém, Marabá, Parauapebas, Santarém, Altamira, Castanhal, Ananindeua, Paragominas e Barcarena, cidades em que as categorias têm seus sindicatos, a maioria, fundada por Raimundo Costa.

De acordo ainda com o sindicalista, também estão englobados os trabalhadores em refeições coletivas, do Sindicato de Clubes e similares. "O mais importante de tudo, é que, além de termos conseguido chegar a um termo com a patronal, também mantivemos as cláusulas sociais que são importantes. Ademais, e isso vale à pena ressaltar, todos os associados contam com apoio irrestrito não apenas de seus sindicatos, como também, da Fetrama e da própria UGT".

Raimundo Costa disse que as negociações entre trabalhadores e patrões não estão nada fáceis, pois a crise virou pano de fundo para que tentem tirar direitos. No entanto, os diálogos, as negociações ocorrem de forma dura, mas em alto nível, o que tem assegurado conquistas para os trabalhadores, que, também, têm a preocupação, assim como os sindicalistas, de manterem os empregos e o mercado de trabalho em crescimento.

Categorizado em: Geral,