20/07/2008
A União Geral dos Trabalhadores (UGT) agora também é uma realidade no Ceará, com a realização neste sábado, dia 19, do congresso de fundação da UGT estadual. Com 35 sindicatos filiados a UGT cearense, se propõe a ditar novos rumos ao movimento sindical do Estado.
O congresso de fundação, realizado nas dependências do Sesc Educar(Av. José Bastos, 813, bairro Farias de Brito), reuniu centenas de pessoas entre lideranças sindicais e autoridades cearenses.
Num clima tranqüilo e de civismo, participaram 236 delegados que elegeram o sindicalista Francisco Teônio, para o cargo de presidente e Agenor Lopes da Silva, Secretário Geral. O encontro contou com a presença do presidente da UGT nacional, Ricardo Patah, do secretário de Organização e Políticas Sindicais, Chiquinho Pereira, do secretário Geral Canindé Pegado, além de dirigentes do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pará.
Durante o congresso, o presidente do Sindgel (Sindicato dos Tecnicos em Refrigeração), Agenor Lopes da Silva, escolhido como secretário geral da UGT cearense, explicou como se deu o processo de formação da UGT, resultado da unificação das antigas CGT ( Central Geral dos Trabalhadores), CAT(Central Autônoma dos Trabalhadores e a SDS (Social Democracia Sindical).
A UGT- Ceará , já começa com 35 sindicados filiados, e de acordo com Chiquinho Pereira, secretário nacional de Organização e Políticas Sindicais, significa mais um importante passo para a consolidação do movimento sindical no Estado, que agora passa a contar com uma central sindical que tem como prinicípios implantar um sindicalismo cidadão ético e inovador", destacou Chiquinho.
A programação do evento constou, ainda, coma a palestra sobre fator previdenciário com Rodrigo Caran. O candidato a prefeito de Fortaleza, Luiz Gastão Bittencourt (PPS) também participou do encontro de lideranças sindicais.
"
UGT - União Geral dos Trabalhadores