Nasce a UGT do Amazonas

07/08/2008

Lideranças sindicais amazonenses participaram, na quinta-feira (7) do congresso de fundação da UGT (União Geral dos Trabalhadores) do Amazonas. A entidade nasce com 20 sindicatos filiados e vai atingir 35 até o final do ano. O Congresso foi realizado no anfiteatro da UEA (Universidade Estadual do Amazonas) e, na ocasião foi eleita e empossada a primeira diretoria que tem como presidente o sindicalista Nindberg dos Santos. A UGT Nacional participou do congresso com o presidente Ricardo Patah que esteve acompanhado pelo vice-presidente Lourenço Ferreira do Prado e pelos secretários Canindé Pegado (Secretaria Geral) e Chiquinho Pereira (Organização e Políticas Sindicais) e José Moacir Pereira ( Secretário de Finanças).

O presidente nacional da UGT Ricardo Patah disse estranhar o fato de Manaus estar tendo problemas da falta de água, sendo a capital de um estado brasileiro de rios com os maiores volumes de água no mundo. Lembrou que a nova central sindical deve promover um ato público no sentido de chamar a atenção da sociedade para esse sério problema. A UGT do Amazonas já nasce com essa característica de rua, no sentido de construir em Manaus uma central cidadã que busca alternativas para o trabalhador nas áreas da educação, saúde e segurança", disse Patah. Sobre a posição geográfica da nova UGT, o presidente citou que o Amazonas é um estado de dimensões iguais ou maiores que muitos países europeus, mas que a locomoção entre sua capital e o interior torna-se difícil em virtude da floresta amazônica. "É um desafio extraordinário para os dirigentes porque essa UGT está justamente num lugar onde é conhecido como o pulmão com uma biodiversidade fundamental e extraordinária", concluiu.

O presidente Nindberg dos Santos disse que a primeira providência será ultimar os preparativos da legalização da UGT perante os órgãos públicos. Até o final de setembro será completada a primeira diretoria, segundo Santos, ressaltando que as dificuldades de acesso entre um município e outro não será problema para o crescimento e fortalecimento da UGT - Manaus. Por enquanto a UGT do Amazonas funcionará na própria sede do Sindicato dos Bancários de Manaus, (rua Leonardo Malchar, 762, CEP 69010-170) do qual Nindberg também é presidente. O telefone para contatos é (92) 3215-2422."