18/08/2016
Durante toda a quarta-feira (17/08) a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação - CEBNN esteve reunida com os negociadores da FENABAN, sob a coordenação do presidente da CONTEC, Lourenço Ferreira do Prado e do coordenador da FENABAN, Magnus Apostólico. Participaram também representantes das Federações e de Sindicatos, além dos negociadores do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Santander.
O presidente da Contec, Lourenço Prado, pediu celeridade nas negociações, tendo em vista os custos de deslocamento dos representantes dos bancários de todo o Brasil. Destacou alguns pontos da pauta de reivindicações dos bancários, entre elas as cláusulas 66 e 83, capazes de responder parcialmente ao grave problema gerado com o cada vez mais presente “Banco virtual” e a necessidade constante de reposição dos postos de trabalho, que os Bancos retiram da nossa categoria profissional.
Na ocasião, foram debatidas apenas as cláusulas preexistentes e não econômicas, constantes da CCT em vigor. Assim, foram analisadas as cláusulas 10 - Gratificação de Função, 22 a 67, 71, 72, 73, 80 e 83.
A Comissão FENABAN, na oportunidade, entregou proposta de cláusulas que pretende alterar redação (06) e outras para inclusão (03), a fim de evitar judicialização da Convenção Coletiva de Trabalho - CCT. Muitas delas são temas já apresentados em anos anteriores, como por exemplo, pagamento de horas extraordinárias no mês subsequente ao da sua prestação, estabilidade pré-aposentadoria, fracionamento de férias, etc.
A Comissão Contec se comprometeu a responder às reivindicações da FENABAN, durante as negociações, tendo esclarecido sobre a dificuldade e até impossibilidade de trânsito de vários dos temas apresentados em mesa.
Nova rodada de negociação deverá acontecer na próxima semana, em São Paulo – Capital, no mesmo Hotel Macksud Plaza, nos dias 24 e 25 de agosto.
AVALIAÇÃO
Foram duas (02) reuniões, ontem (17) realizadas, que consistiu em releitura das cláusulas preexistentes e debates. Esperamos concluir esta tarefa na próxima semana, e recebermos, proximamente, a contraproposta global da FENABAN, para solução desta Campanha Salarial, com ganhos relevantes para os bancários e bancárias em 2016. Entretanto, há necessidade de nos mobilizarmos para apoio das negociações em curso.
ENCAMINHAMENTO
Orientamos a todas as entidades a se reunirem com os bancários e transmitirem a eles a marcha das negociações, reiterando a necessidade de estarmos mobilizados para a possibilidade, sempre atual, de pressão mais forte sobre os empregadores.
Fonte: Contec
UGT - União Geral dos Trabalhadores