UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Está aberta a Campanha Salarial Bancários 2016 - Negociação FENABAN


18/08/2016

Durante toda a quarta-feira (17/08) a  Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação - CEBNN esteve reunida com os negociadores da FENABAN, sob a coordenação do presidente da CONTEC (entidade filiada à União Geral dos Trabalhadores/UGT), Lourenço Ferreira do Prado e do coordenador da FENABAN, Magnus Apostólico. Participaram também representantes das Federações e de Sindicatos, além dos negociadores do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Santander. 

 

O presidente da Contec, Lourenço Prado, pediu celeridade nas negociações, tendo em vista os custos de deslocamento dos representantes dos bancários de todo o Brasil. Destacou  alguns pontos da pauta de reivindicações dos bancários, entre elas as cláusulas 66 e 83, capazes de responder parcialmente ao grave problema gerado com o cada vez mais presente “Banco virtual” e a necessidade constante de reposição dos postos de trabalho, que os Bancos retiram da nossa categoria profissional.                                                 

Na ocasião, foram debatidas apenas as cláusulas preexistentes e não econômicas, constantes da CCT em vigor. Assim, foram analisadas as  cláusulas 10 - Gratificação de Função, 22 a 67, 71, 72, 73, 80  e 83.

 

A Comissão FENABAN, na oportunidade,  entregou proposta de cláusulas que pretende alterar redação (06) e outras para inclusão (03), a fim de  evitar judicialização da Convenção Coletiva de Trabalho - CCT. Muitas delas são temas já apresentados em anos anteriores, como por exemplo, pagamento de horas extraordinárias no mês subsequente ao da sua prestação,  estabilidade pré-aposentadoria, fracionamento de férias etc....

 

A Comissão Contec se comprometeu a responder às reivindicações da FENABAN, durante as negociações, tendo esclarecido sobre a dificuldade e até impossibilidade de trânsito de vários dos temas apresentados em mesa.

 

Nova rodada de negociação deverá acontecer na próxima semana, em São Paulo – Capital, no mesmo Hotel Macksud Plaza, nos dias 24 e 25 do corrente.

 

AVALIAÇÃO

 

Foram duas (02) reuniões, ontem (17) realizadas, que consistiu em releitura das cláusulas preexistentes e debates. Esperamos concluir esta tarefa na próxima semana, e recebermos, proximamente, a contraproposta global da FENABAN, para solução desta Campanha Salarial, com ganhos relevantes para os bancários e bancárias em 2016. Entretanto, há necessidade de nos mobilizarmos para apoio das negociações em curso.

 

ENCAMINHAMENTO

 

Orientamos a todas as entidades a se reunirem com os bancários e transmitirem a eles a marcha das negociações, reiterando a necessidade de estarmos mobilizados para a possibilidade,  sempre atual, de pressão mais forte sobre os empregadores.  

 

http://www.contec.org.br/images/2016_Ago_img/fenaban_reuniao_FINAL.jpg

 

http://www.contec.org.br/images/2016_Ago_img/fenaban_reuniao2.jpg

 

http://www.contec.org.br/images/2016_Ago_img/fenaban_reuniao3.jpg

 

http://www.contec.org.br/images/2016_Ago_img/fenaban_reuniao_5.png

 

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.