12/05/2009
O ex-parlamentar do MERCOSUL, Héctor Lacognata é o novo chanceler da República do Paraguai. Lacognata foi eleito parlamentar do MERCOSUL nas últimas eleições nacionais do Paraguai, lembrando que até hoje, o Paraguai é o único país que conta com representantes eleitos diretamente pela cidadania.
Lacognata foi designado pelo Presidente Fernando Lugo como novo Ministro de Relações Exteriores em substituição de Alejandro Hamed Franco.
O novo Ministro assegurou que a prioridade é o MERCOSUL. Lembrou que 60% das exportações paraguaias tem como destino países do MERCOSUL e 70% das importações vêm da Argentina, Brasil e Uruguai, países com os quais comparte o bloco regional.
Lacognata reconheceu a importante gestão que realizou Hamed em relação à abertura de novos espaços econômicos e comerciais.
O novo chanceler jurou na quarta-feira, às 11hs, no Palácio de López ante o Presidente Lugo e Ministros do Poder Executivo. Sua primeira viajem internacional será a Brasília na quinta-feira 7 e sexta-feira 8 de maio junto ao presidente paraguaio para continuar com as negociações sobre Itaipu e outros temas bilaterais.
Resumo de sua atividade política
Héctor Ricardo Lacognata Zaragoza, nascido em Assunção, estudante do Colegio Cristo Rey, iniciou sua carreira política como militante sindical no Centro de Estudantes de Medicina no ano de 1985.
No ano 2001 é nomeado chefe de campanha do Partido Encontro Nacional.
Dois anos mais tarde assume o mesmo cargo no novo Partido Patria Querida e é eleito deputado por esta agrupação, cargo que exerce até o ano 2008.
Esteve nas Comissões parlamentares de Educação e Saúde no Congresso paraguaio.
Foi também secretário-geral da Sociedade Paraguaio-Cubana José Martí.
Em 2008 é eleito Parlamentar do MERCOSUL e integrou a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, e a Comissão Especial de Diagnostico e Estado de Situação do MERCOSUL.
Em seu lugar no PARLASUL, assume o parlamentar suplente pelo Partido Patria Querida, Roberto Milciades Campos Ortiz.
UGT - União Geral dos Trabalhadores