02/08/2016
Em nome do presidente Ricardo Patah, o secretário de Relações Institucionais da UGT, Miguel Salaberry Filho, participou da abertura do XXI Congresso Circulista Nacional, realizado dia 28 de julho, na capital federal.
A bandeira do sindicalismo cidadão, ético e inovador, que caracteriza a UGT, foi levantada por Salaberry, que destacou o valor do movimento, pela antiguidade e pela importância social que desempenha em mais de 70 anos de existência. O Movimento Circulista foi fundado em Pelotas/RS, em 1932, e atua como uma associação de trabalhadores voltada para promoção integral da atividade profissional e no atendimento às famílias, constituindo um marco no campo da organização sindical brasileira.
O representante da UGT apontou o caráter amplo da organização Circulista, que engloba categorias de assalariados e autônomos, com atuação no setor público e privado, sendo ativos e aposentados, com dedicação especial às necessidades específicas de crianças, jovens, mulheres e idosos. Igual preocupação também é notada no campo da educação, em que a formação profissional e a capacitação desempenham papel essencial.
AFINIDADE COM A UGT
“O Compromisso com as causas que afetam a vida e bem-estar dos trabalhadores, tais como a questão do emprego, salário justo, direitos trabalhistas, moradia, educação, saúde, segurança alimentar e nutricional e lazer, aproximam o Movimento Circulista da União Geral dos Trabalhadores”, disse Salaberry, “assim como a defesa da dignidade do trabalho, a defesa dos direitos dos/as trabalhadores/as, a justa remuneração para quem trabalha, a redução da jornada de trabalho, e a oposição aos atos discriminatórios contra a mulher e a pessoa idosa”, afirmou.
Ao finalizar, o ugetista ressaltou a trajetória dos círculos ligada à manutenção de escolas e cursos de formação geral e especializada, com ênfase nos conteúdos da ética social e nos princípios programáticos defendidos pelo circulismo, visando a formação dos associados e dependentes deles. Retomando o papel das ferrovias no contexto da história brasileira, Salaberry concluiu afirmando que o processo do desenvolvimento nacional passou pela organização ferroviária, seja no segmento mobiliário, educacional ou de assistência social.
Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)
UGT - União Geral dos Trabalhadores