Em parceria com a Rede Frango Assado, Sindicato dos Frentistas de Campinas conclui etapa de curso sobre saúde e benzeno

29/07/2016

Alertar e orientar frentistas e demais trabalhadores em postos de combustíveis sobre como se proteger da exposição ao benzeno, substância tóxica e cancerígena presente nos combustíveis foi o objetivo principal da agenda de curso  “Benzeno, um risco à saúde”, desenvolvido  pelo Sindicato dos Frentistas de Campinas/SP, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), em conjunto com a  Federação Estadual (Fepospetro) e Sindicato dos Médicos de Campinas e Região (Sindimed).

Implantada há sete meses, inicialmente para os postos da base do sindicato de Campinas, a ação que já beneficiou mais de 200 trabalhadores teve no início de junho seu alcance ampliado após uma reunião na Fepospetro, em que ficou definido entre representantes da categoria e da Rede Frango Assado presentes no encontro, que a ação seria estendida aos vinte e oito postos da empresa, em São Paulo, este curso sobre saúde ocupacional.

Nesta quinta-feira (28), a parceria teve sua primeira etapa concluída após passar pelos postos das cidades de Caieiras/SP, Louveira/SP, Sumaré/SP e Atibaia/SP e envolveu a participação um total de 70 trabalhadores. Responsável por ministrar o curso, o secretário de saúde da Fepospetro, Raimundo Nonato de Sousa, (Biro), avalia como fundamental a ideia de estender para todo o país o projeto.

Segundo o sindicalista, romper com a barreira da falta de informação dos trabalhadores sobre o assunto é desafio comum a toda a categoria: “A maioria dos trabalhadores ainda cultiva o hábito de cheirar a tampa e de sugar a gasolina do tanque dos automóveis usando a boca, por exemplo, dentre outros costumes perigosos para a saúde” alerta o sindicalista, sobre situações que aumentam em até 20 vezes as chances contaminação pelo benzeno.

As atividades serão retomadas a partir da primeira semana de agosto, para um total de oito postos no período, a agenda de curso a qual, ao final da campanha, previsto para ocorrer no início de outubro, voltará a abranger a base do sindicato de Campinas, que congrega cerca de  quatro mil trabalhadores de 24 cidades.

Assessoria de Imprensa Fenepospetro- Leila de Oliveira / Foto Juliano Ribeiro

Categorizado em: Geral,