Em reunião no TRT, Federação e centrais sindicais discutem possibilidade de mudanças de regras na contribuição assistencial

28/07/2016

Em reunião realizada no último dia 19 de julho com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª região, Dr. Lourival Ferreira dos Santos, as centrais discutiram com o magistrado a legitimidade da contribuição assistencial. O evento promovido foi  por iniciativa da Federação dos Trabalhadores Paulista da Saúde, entidade filiada à União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Na oportunidade, a Federação dos Trabalhadores da Saúde junto com as centrais sindicais debateram a ideia de adotar no estado de São Paulo a mesma linha de contribuição assistencial do Rio Grande do Sul, onde há mais liberdade aos sindicatos de cobrar esta contribuição nas negociações coletivas.

O presidente da Federação, Edison Laércio de Oliveira, destacou que o tema é fundamental para a manutenção dos sindicatos. “O assunto em debate com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho foi a sobrevivência do movimento sindical no Brasil. A Federação defende mudanças nas regras de contribuição assistencial para fortalecer os sindicatos e, consequentemente, tornar as entidades que representam trabalhadores cada vez mais fortes”, diz Edison.

Além do presidente da Federação e representantes dos sindicatos da saúde filiados, compareceram à reunião representantes da União Geral dos Trabalhadores do Brasil (UGT), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central Única dos Trabalhadores, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil e da União Sindical dos Trabalhadores (UST). Também participou do debate Dr. Raimundo Simão de Melo, procurador regional do Trabalho aposentado e consultor jurídico desta Federação.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, Dr. Lourival Ferreira dos Santos, deu parecer favorável ao que a Federação Paulista da Saúde juntamente com as centrais sindicais solicitam e prometeu avaliar a proposta.

A audiência foi transmitida ao vivo pela página da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo no Facebook.

Categorizado em: Geral,