Siemaco discute política com a juventude trabalhadora

28/07/2016

"O que é Política e como se faz a participação Política" foi o tema debatido durante a 2a. Roda de Conversa de jovens Multiplicadores, realizada na quarta (27), no auditório do Siemaco. Cento e cinco trabalhadores aceitaram o convite da secretária da juventude, Daniela Souza, ouviram as lições transmitidas pela equipe de pesquisadores da Universidade Nove de Julho e questionaram a realidade política nacional atual.

"O nosso objetivo é despertar o interesse dos jovens trabalhadores para a participação política na sociedade", adiantou o presidente do Siemaco, Moacyr Pereira. Contando que continua jovem às vésperas de completar 61 anos, ele disse que começou na vida sindical com apenas 21. "Tenho mais tempo de sindicato do que vocês de vida", provocou.

Moacyr resumiu a sua trajetória sindical desde que descobriu "que empresas roubaram os trabalhadores", recordou como que era ser sindicalista na época da ditadura militar e confidenciou que ele, a mãe e a irmã pertencem à categoria do Asseio e Convervação. "Cada um de vocês tem de cobrar dos políticios os atos de corrupção praticadas", aconselhou.

"Nós não somos o futuro, mas o presente", afirmou Daniela, convocando todos a serem multiplicadoras das lições aprendidas. Ela pretende construir um coletivo da juventude e para isso quer saber o que os trabalhadores pensam e precisam.

O professor Carlos Bauer, falou sobre direitos, participação, Justiça e afirmou: a política está presente em tudo, até no futebol. Gerando a reflexão a partir de músicas, Raimundo Júnior provocou a reação da plateia, que se abriu para o debate.

Na sequência, Hélida Larga conceituou "Política" e Vanessa Amorim Dantas contou um pouco sobre o trabalho realizado pelo Grupo de Estudos História e Teoria, Sociedade e Educação da Uninove. "Os trabalhadores precisam ter consciência de que a importçância do trabalho pode ser conquistada", instigou o coordenador do grupo, o professor Bauer.

Finalizando, a diretora Márcia Adão, responsável pela Secretaria da Mulher do Siemaco, falou sobre preconceito. Depois, o diretor Elmo Nicácio (Lagoa) agradeceu a presença de todos e convocou o grupo a frequentar o sindicato e participar das inúmeras atividades oferecidas.

Os colegas da Ecourbis Sul, Caio Marques, 23, e Aldivanne da Costa Santos, 25, aceitaram o convite prontamente. "Política é um conjunto de ideias para quem vive em sociedade", disse o primeiro. Contando que foi a segunda vez que participou da roda de conversas, afirmou que sempre teve consciência política. Dessa vez, ele levou consigo mais quatro colegas. Aldivanne quer saber mais  sobre censo de coletividade e individualismo, principalmente como pensar o coletivo dentro da empresa em que trabalha.

Aos 40 anos, Aldo Rocha, da Loga Jaguaré, atua há 17 anos na Limpeza Urbana, mas fez questão de participar do evento. "É ótimo estar aqui. As discussões abrem a mente da gente."

Deusiane Lopes, de apenas 18 anos, trabalha como auxiliar administrativo da MikeService. "Aproveitei as minha férias para vir aqui, hoje", contando que é difícil para ela se ausentar do trabalho. "Eu quero conhecer mais, interagir. Principalmente com a colega que atua na copa, Cristiane, que não pode comparecer mas quer saber tudo sobre o que foi discutido no sindicato", argumentou.

O grupo formado por 11 trabalhadores da Soma (Sul) estava animado. Entre eles, Iran Nascimento da SIlva, Fernando Cristiano da Silva, Eduardo Amaury Alves da Silva e Jamilson Mota Silva, curiosos, estavam atentos a todas as novidades. Afinal, além da rua, o sindicato também é um local de aprendizado.

Fonte: Imprensa Siemaco