01/07/2016
Ao que tudo indica, cerca de mil trabalhadores que atuam na Limpeza Urbana de São Bernardo do Campo cruzarão os braços a partir da próxima segunda-feira, dia 4. A insatisfatória proposta de reajuste do PPR 2016, oferecida pela empresa SBC-VR, resultará na paralização dos serviços de coleta de lixo e varrição de toda a cidade.
No último dia 26 de junho, o SIEMACO ABC, sindicato da categoria, realizou uma assembleia com os trabalhadores para tratar da proposta apresentada pelos patrões, a qual oferecia o reajuste de 10% aos trabalhadores de varrição; 5% aos que prestam serviços de coleta de resíduos; e 0% aos que atuam na administração, manutenção e fiscalização. Os trabalhadores querem a equiparação do reajuste, tornando igualitário o índice para todos.
“É lamentável essa postura dos patrões. Nossa categoria merece respeito e reconhecimento. Esses trabalhadores são responsáveis pela limpeza de toda cidade, faça chuva ou faça sol. Sabemos que o contrato da empresa com a Prefeitura é milionário. Portanto, nada mais justo do que oferecerem um valor melhor para àqueles que contribuem para a obtenção dos seus lucros”, afirmou Roberto Alves, presidente do sindicato.
Na próxima segunda-feira, dia 4, às 7h, acontecerá uma nova assembleia com os trabalhadores para dar início a greve, caso os patrões não apresentem uma proposta satisfatória. “Além do reajuste, os trabalhadores também reclamaram que a empresa SBC-VR não efetuou o pagamento integral do Vale Refeição”, afirmou Roberto Alves.
Fonte: Imprensa Femaco
UGT - União Geral dos Trabalhadores