21/06/2016
Nessa quarta-feira, dia 22, o presidente da UGT – União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah tem audiência com o governador do Estado de Tocantins, Marcelo Miranda. No encontro Patah irá apresentar ao governador um projeto de desenvolvimento sustentável, que tem como público alvo a população indígena das tribos Karajá e Javaé na Ilha do Bananal no Parque Nacional do Araguaia.
O projeto visa a capacitação da população indígena das etnias Javaé e Karajá, das aldeias Txuiri e Canoanã, próximo a Formoso do Araguaia, estado do Tocantins, para que possam gerir o seu próprio processo de desenvolvimento.
Com a educação ambiental voltada para o ecoturismo e o desenvolvimento sustentável, o objetivo é a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global.
O projeto deve beneficiar cerca de 700 indígenas da Ilha do Bananal, atendendo a uma demanda e reivindicação dessa comunidade, por empregos e melhoria da qualidade de vida.
Estão envolvidas neste projeto a Secretaria Nacional dos Povos Indígenas da UGT, que tem como secretário o índio Idjawala Rosa Karajá, a Secretaria de Formação (Josineide Camargo Souza), e a UGT estadual de Tocantins, presidida por Célio de Alencar Mascarenhas.
UGT - União Geral dos Trabalhadores