UGT discute racismo no local de trabalho em Congresso da Unegro

17/06/2016

A secretária da Diversidade Humana da UGT nacional, Ana Cristina dos Santos, participou do 5º Congresso Nacional da União de Negros Pela Igualdade (Unegro), que teve como tema central: “Negras e Negros nos Espaços de Poder e em Defesa da Vida”.

O evento ocorreu  entre os dias 10 e 12 de junho, na Universidade Federal do Maranhão, em São Luís. O congresso  teve como foco: avaliar os impactos e manifestações contemporâneas do racismo; traçar estratégias de enfrentamento a sub-representação de negras e negros nos espaços de poder e decisão; estabelecer uma plataforma política e um plano de luta para os próximos quatro anos. Durante o congresso também foi eleita a nova direção nacional da Unegro, que passará a ser dirigida por Angela Guimarães.

A UGT, com a participação de outras centrais sindicais, esteve na composição do painel que discutiu o Racismo no Local de Trabalho, sob coordenação do presidente da Unegro do Ceará, Paulo Rogério. Ana Cristina, apresentou as boas práticas sindicais da secretaria Nacional da Diversidade Humana, falando ainda sobre a campanha das clausulas e convenções de acordo coletivo, que já estão sendo implementados em vários sindicatos filiados a UGT, e também sobre projeto de formação de dirigentes sindicais na temática da diversidade humana em combate ao racismo e a discriminação.