Com 91 anos de vida, Sindicato dos Comerciários de BH faz parte da história brasileira

09/06/2016

Fatos de grande relevância marcaram o ano de 1925, além da criação da União dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte, no dia 11 de junho. Em pouco mais de um mês, a capa da edição de estreia do jornal O Globo, de 29 de julho daquele ano, noticiava o “assombroso aumento do número de automóveis” no Brasil e prenunciava a decadência das ferrovias, efetivada a partir dos anos 50, pelo governo de Juscelino Kubitschek. Na época, a explosão do transporte individual era um indicador de progresso.

O brasileiro que trabalhava no comércio, na indústria e nos bancos passava a ter direito a gozar 15 dias de férias ao ano e, no dia 31 de dezembro, foi realizada a primeira Corrida de São Silvestre, em São Paulo. Em 10 de maio, o Partido Comunista do Brasil lançava o jornal “A Classe Operária” e Luis Carlos Prestes assumia o comando das forças rebeldes ao governo de Artur Bernardes, naquela que ficou conhecida como Coluna Prestes.

ATIVISMO EM MAIS DE NOVE DÉCADAS

Transcorridos 91 anos da fundação e 75 do reconhecimento como sindicato, que só veio em 5 de dezembro de 1941, pelo Ministério do Trabalho, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM) afirmou o protagonismo dos trabalhadores na história brasileira.

Daquela época até os dias de hoje, a entidade desenvolveu intensa luta para que os comerciários atuassem em condições decentes de trabalho, recebessem salários dignos e que tivessem os benefícios conquistados pela classe sendo estendidos para os familiares, fosse no campo jurídico e social, como no lazer.

Dono de estrutura sólida, o sindicato está instalado no Centro da Capital em ampla sede própria e oferece atendimento jurídico, médico e dentário, departamento de Saúde Mental, clínicas de Radiologia, Fisioterapia e Ultra-sonografia. Para o lazer, o clube campestre em São José da Lapa e a Colônia de Férias, na praia de Jacaraípe, no Espírito Santo.

ALÉM DA REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL

Orgulhoso por estar à frente de entidade sindical tão expressiva, o presidente José Cloves Rodrigues, quer ir além da regulamentação da profissão de comerciário, que veio com a Lei 12.790/13, sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada na edição de 15 de março de 2013, do Diário Oficial da União.

As condições de trabalho e restrições, como o acesso ao banheiro, horário inadequado de almoço ou instalações precárias para as refeições fazem parte da rotina do trabalhador setor do Comércio e Serviços e são combatidos diariamente pelo sindicato, que já obteve expressivos avanços, a partir do Projeto Comércio, que envolve representantes do segmento patronal e do Ministério do Trabalho.

Secretário Nacional dos Comerciários na União Geral dos Trabalhadores (UGT), central que reúne cerca de 60% das entidades sindicais do setor, Cloves destaca o movimento para minimizar o impacto da crise sobre os trabalhadores, citando os franceses como referência na luta contra a retirada de direitos trabalhistas. O sindicalista também elogia a postura da diretoria que lidera, por compreender o papel que desempenha diante da categoria o no cenário sindical brasileiro.

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)

Categorizado em: Geral,