Encontro de Dirigentes Sindicais Comerciários reúne lideranças no Pará

02/06/2016

A abertura do Encontro de Dirigentes Sindicais Comerciários, promovido pela Federação dos Trabalhadores do Comercio do Pará e Amapá (FETRACOM-PA/AP), reuniu mais de 300 dirigentes sindicais. O evento, que acontece no Hotel Sagres, no Centro de Belém, tem uma pauta voltada para as questões trabalhistas, os avanços, conquistas e retrocessos que ameaçam os direitos dos trabalhadores, caso sejam aprovados no Congresso Nacional projetos que avançam sobre as conquistas do movimento sindical.

Na abertura do evento, José Francisco Pereira, o Zé Francisco, presidente da FETRACOM  e da UGT-PA, alertou para o fato de que o Congresso Nacional, hoje, é formado, em sua maioria, por deputados que representam o setor empresarial, do agronegócio, da indústria e do Comércio, e "eles estão muito articulados e voltados para a elaboração de projetos que vão contra o interesse da classe trabalhadora". Zé Francisco fez uma apresentação, na qual listou mais de 50 projetos que tramitam no Congresso e que, se aprovados, em sua grande maioria vão retirar direitos e conquistas dos trabalhadores.

Chiquinho Pereira, secretário licenciado de Organização e Politica Sindical da União Geral dos Trabalhadores - UGT, foi enfático ao denunciar que a corrupção precisa ser atacada em sua raiz e que cabe ao movimento sindical articular uma ação a nível nacional para exigir profundas reformas no sentido de banir a corrupção "que leva para o bolso de maus brasileiros, corruptos, na sua maioria, como tem apontado a operação Lava Jato e tantas outras, os impostos pagos pelo trabalhador brasileiro". O líder sindical disse que ainda é muito difícil entender por que o trabalhador, na hora de depositar seu voto na urna, escolhe aqueles que efetivamente “não nos representam, Mas sim o empresariado. Se quisermos mudar tudo que está ai, temos, sim, que escolher os candidatos que representam a classe trabalhadora".

O evento ainda terá a 4ª Plenária da UGT-PA e o 1º Seminário da Diversidade Humana.

Categorizado em: Geral,