Centrais sindicais levam ao Congresso Nacional o pedido de redução da jornada de trabalho

21/05/2008

Representantes das centrais sindicais UGT(União Geral dos Trabalhadores), CTB( Central dos Trabalhadores do Brasil), CUT (Central Única dos Trabalhadores), Nova Central e CGTB(Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), estarão no Congresso Nacional na próxima quinta-feira(29) para fazer a entrega do abaixo-assinado aos lideres das duas casas de leis , pedindo a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. Os dirigentes sindicais vão expor aos deputados e senadores a importância da aprovação do PEC(Projeto de Emenda à Constituição), de autorida dos senadores Paulo Paim e Inácio Arruda.

Os diretores das centrais pedirão ainda ratificação da Convenção 158(contra a demissão imotivada) que visa estabelecer limites à demissão imotivada, raiz da prática da rotatividade da mão-de-obra amplamente difundida entre as empresas para diminuir os salários e precarizar o emprego e da Convenção 151(direito de negociação coletiva dos funcionários públicos), importante passo para reconhecer os direitos do funcionalismo público à data-base e negociação coletiva para determinar salários e demais condições de trabalho. Após a reunião será concedida entrevista coletiva à imprensa.

DIA NACIONAL

Em reunião na manhã desta quarta-feira(21) na Força Sindical(Nacional), ficou decidido a realização de diversos atos públicos no dia 28, o Dia Nacional de Lutas e Mobilizações pela Redução da Jornada de Trabalho e pela Ratificação das Convenções 151 e 158, em vários pontos da Região Metropolitana da Grande São Paulo com a finalidade de divulgar essa proposta junto à classe trabalhadora.

Começam às 5h30, culminando com uma concentração geral na Rua 24 de Maio, na região central da Cidade. Nesse mesmo período será feita a divulgação através de panfletagem, faixas e cartazes. Nesse encontros as lideranças sindicais vão expor à categoria os propósitos dessa campanha e, ao mesmo tempo, conclamar a todos que puderem, a também estarem presentes no dia seguinte, na capital federal."