Estados irão propor moratória de um ano por dívidas com a União

19/05/2016

Os governadores de Estados em dívida com a União decidiram que irão propor que o pagamento dos débitos com o governo federal seja suspenso por 12 meses, uma medida conhecida como carência ou moratória. O principal argumento é que os juros são componentes que contribuem para o momento de crise financeira.

A medida é apoiada por pelo menos quatro governadores: Francisco Dornelles (Rio de Janeiro), Renan Calheiros Filho (Alagoas), Raimundo Colombo (Santa Catarina) e José Ivo Sartori (Rio Grande do Sul). A proposta foi divulgada durante painel da 28ª edição do Fórum Nacional, organizado pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, no Rio.

Em abril, o STF determinou a suspensão do processo e abriu um prazo de dois meses para negociação entre a União e os Estados em dívida.

— Devíamos ter carência de 12 meses de pagamento de dívida. E nesse período nós vamos discutir. Precisamos ter tranquilidade — afirmou o governador do Rio, Francisco Dornelles.

O ministro do Planejamento, Romero Jucá, indicou que o governo não deverá aceitar a proposta, pois a questão da dívida com os Estados tem impacto direto nas contas públicas.

Os Estados registraram superávit primário de R$ 9,075 bilhões em 2015. Já o resultado consolidado do setor público foi deficitário em R$ 111,249 bilhões no ano passado.

Fonte: Diário Catarinense

Categorizado em: Geral,