16/05/2016
Teve início nesta segunda-feira, 16/05, a 1ª Reunião da Secretaria Nacional de Formação Sindical da União Geral dos Trabalhadores (UGT), realizada na sede da UGT Nacional, em SP. Com base no documento aprovado no seu 3º Congresso, o encontro segue até esta terça-feira, 17/05, visando integrar e dialogar todas as secretarias e institutos que compõem a UGT, como o Instituto para a Promoção Social (Ipros) e o Instituto de Altos Estudos (IEA).
Dirigentes sindicais da UGT discutirão a importância da Formação Sindical, suas conjunturas, os impactos e desafios do movimento sindical, a Política Nacional de Formação da UGT e os princípios básicos da formação sindical da UGT.
“A ideia da reunião é passar para alguns dirigentes o que ainda não foi apropriado sobre o Sistema Nacional de Formação da UGT. O que a Secretaria de Formação idealizou, o que entende de formação para o País, e propagar a nossa base em todos os Estados. Como referência do que foi estabelecido no 3º Congresso da UGT, fazer um planejamento de nossas ações para esse ano de 2016, e também outros projetos a médio e longo prazos”, informa Josi Camargo, secretária Nacional de Formação da UGT.
Hoje, a secretária-adjunta da Mulher da UGT, Cássia Bufelli, esteve presente participando da construção de propostas. Amanhã, segundo Josi - quando contará com a presença do presidente da UGT, Ricardo Patah -, outras secretarias integrarão o encontro, como a de Organização de Políticas Sindicais, Finanças, Secretaria-Geral, Ipros e IEA, para que se possa traçar um delineamento. “Isso vai permitir que toda a UGT siga os mesmos caminhos com respeito à Formação, que nós tanto queremos e acreditamos, intensificando o trabalho da Secretaria em todo o território nacional”, explica a titular de Formação.
Mariana Veltri – imprensa da UGT / Fotos: Leonardo Cassiano
UGT - União Geral dos Trabalhadores