Bambas do samba são saudados em shows gratuitos na Avenida Paulista

13/05/2016

Como parte da programação da exposição fotográfica Os Trabalhadores e os 100 Anos do Samba, promovida pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), aos domingos, os bambas do samba são saudados na Avenida Paulista em shows com artistas representantes do ritmo tão brasileiro. No próximo domingo, dia 15, duas apresentações estão programadas: às 14h, se apresenta Dayse do Banjo, cantora e compositora carioca; e às 17h, Amigas do Samba, uma roda de mulheres que busca incentivar e incluir a participação da mulher no samba. Os shows acontecem na Avenida Paulista, em frente ao parque Trianon, ao lado do Masp.

A cantora e compositora Dayse do Banjo tem uma história com o samba: esteve ao lado do movimento de samba no consagrado Cacique de Ramos nos anos 1980, iniciando sua carreira profissional como cavaquinhista de Dominguinhos do Estácio, Neguinho da Beija-Flor e Jorginho do Império. Participou também do projeto Seis e Meia no Teatro João Caetano, acompanhando Dona Ivone Lara e Jovelina Pérola Negra. Como musicista já acompanhou expoentes renomados do samba como Nelson Sargento, Nelson Rufino, Dona Ivone Lara, Almir Guineto, Batatinha, Riachão, Velha Guarda da Portela, Arlindo Cruz, Sombrinha, entre outros. O show do seu primeiro CD teve participação de grandes sambistas, como Almir Guineto e Sombrinha.

Como compositora, seu samba Arrasta a sandália – que concorreu entre as três melhores canções do Prêmio da Música Brasileira – foi escolhido pela madrinha do samba, Beth Carvalho, para entrar no repertório do seu disco Nosso samba tá na rua que, na gravação, teve participação de Zeca Pagodinho e Luana de Carvalho. Neste domingo ela irá mostrar que tem samba no gogó.

Amigas do samba

Às 17h, será a vez das Amigas do Samba botarem tudo para quebrar. O Movimento Sociocultural Amigas do Samba é uma roda de mulheres que surgiu em agosto de 2011, dentro do Movimento Cultural Amigos do Samba.com. A intenção da roda é incentivar e incluir cada vez mais a participação da mulher no samba. E de todas as idades. O repertório é composto, em sua maioria, com músicas das décadas de 1920, 30 40, 50, 60 e 70, fala sobre o machismo e a violência contra a mulher, assim como exalta o seu papel ao homenagear grandes cantoras, como Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Elizeth Cardoso, Isaurinha Garcia, Linda Batista, Aracy de Almeida, Dalva de Oliveira, Chiquinha Gonzaga, Odete Amaral, Carmem Miranda, Dolores Duran entre outras.

A exposição

Quem passar pela Avenida Paulista, da rua Augusta até a Pamplona, por onde transitam 1,5 milhão de pessoas por dia, segundo o Instituto Data Popular, irá se deparar com mega painéis com grandes nomes do samba, como Adoniran Barbosa, Clara Nunes, Nelson Cavaquinho, Zé Keti, Pixinguinha, Dona Ivone Lara, Jorge Aragão, Chico Buarque, Donga, Noel Rosa, Tia Ciata, Jair Rodrigues, Clementina de Jesus, Martinho da Vila, Jackson do Pandeiro, Elza Soares, Aldir Blanc, Nara Leão, Paulo Vanzolini, Cartola, Wilson Batista, Eduardo Gudin, Nelson Sargento, Lupicínio Rodrigues, Ataulfo Alves, Renato Sorriso, o gari sambista do Rio de Janeiro, e também de momentos únicos do ritmo tão brasileiro. A produção da exposição é da Maná Produções e Eventos. Já a pesquisa da mostra ficou a cargo do jornalista Celso de Campos Jr – autor da biografia de Adoniran Barbosa – e a seleção de fotos da DOC Galeria, escritório de fotografia, dos sócios Fernando Costa Netto e Mônica Maia. A exposição tem apoio da Prefeitura de São Paulo e patrocínio do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) – 40 anos e Caixa Econômica Federal.

A população pode fazer parte da exposição postando fotos nas redes sociais com a hashtag: #UGT100anosdosamba.

Exposição 1º de Maio – Os Trabalhadores e os 100 Anos do Samba

Quando: a partir do dia 1º de maio até o dia 30

Onde: Avenida Paulista – São Paulo

Shows: Dayse do Banjo e Amigas do Samba