09/05/2016
Com a participação de 600 pessoas chegou ao fim, no dia 06/05, em Fortaleza (CE), o IV Congresso Internacional de Direito Sindical. O último dia do evento contou com a presença do secretário geral da UGT Nacional, Canindé Pegado.
Ele participou de duas mesas redondas: “Poder público: interferência e intervenção no sindicalismo, pela manhã; e “Custeio sindical, sob o ponto de vista da antissindicalidade”, na parte da tarde. Pegado fez a defesa da manutenção do custeio sindical, assim como da unicidade, como sendo os meios democráticos e a forma possível de encaminhar a luta dos brasileiros.
O presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, que havia estado no Congresso na tarde/noite anterior, voltou a prestigiar o evento na manhã do dia 06/05. Membros da delegação mineira e da UGT-MG aproveitaram para trocar ideias com o dirigente máximo da central.
Com o tema “Práticas antissindicais”, o IV Congresso Internacional de Direito Sindical foi organizado pela CONALIS - Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical no Ceará, do Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com o GRUPE - Grupo de Estudos e Defesa do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista e o FCSEC - Fórum das Centrais Sindicais no estado do Ceará.
UGT - União Geral dos Trabalhadores