UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT-PARANÁ integra o Conselho Sindical Estadual do Trabalho, do MTPS


05/05/2016

O presidente da UGT-PARANÁ e dirigentes da central, participaram da sessão de instalação do Conselho Sindical Estadual do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Previdência Social, na manhã de quinta-feira, 5 de maio, em Curitiba (PR). A solenidade contou com a presença de lideranças sindicais de trabalhadores, patrões e do poder  público.

 

O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, falou sobre a importância desse conselho e do papel dos empresários paranaenses no cumprimento da legislação trabalhista. “A instalação desse conselho é o resgate do papel da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho nas tantas questões trabalhistas que envolvem o mundo do trabalho. Outra questão fundamental nesse conselho  é que ele observe a necessidade da SRMTPS  fiscalizar e combater firmemente a sonegação da contribuição sindical que é, infelizmente, ainda praticada por alguns empresários em nosso estado. Esses empresários descontam o valor dos trabalhadores e não fazem o devido repasse às entidades sindicais, e por consequência, à conta especial emprego do MTE”. Rossi pediu também que o conselho seja descentralizado : “ a UGT espera que esse conselho seja descentralizado e levado às diretorias regionais da SRMTPS no interior do estado, para que as ações respeitem as especificidades de cada região”.

 

Além de formalizar a instalação do Conselho Sindical Estadual do Trabalho, o superintendente Márcio Pessatti anunciou  um convênio da SRMTPS com o Tribunal Regional do Trabalho e Ministério Público do Trabalho integrando os bancos de dados com as informações pertinentes às três instituições. Ele falou ainda sobre  a parceria da SRMTPS com a Universidade Federal do Paraná: “a partir desse convênio, estudantes do curso de direito irão estagiar na Superintendência, atendendo a grande demanda trabalhista registrada diariamente”.

 

O Conselho Sindical Estadual do Trabalho é um organismo tripartite, formado por trabalhadores, empresários e o poder público e terá 18 membros, sendo seis de cada setor e mais seus respectivos suplentes. A primeira reunião de trabalho deverá ser realizada até final de maio de 2016, onde serão apresentados os nomes dos representantes de cada setor.

 

 

csetrabalho-002.jpg
Paulo Rossi pediu uma fiscalização rigorosa nas empresas sonegadoras da contribuição sindical

csetrabalho-003.jpg
O superintendente Márcio Pessatti agradeceu aos trabalhadores e empresários  que lotaram o auditório da UFPR

 

Por Mario de Gomes

Em 5/05/2016

Fotos: MGS/UGT

Secretário de Comunicação UGT-PARANá

João Riedlinger


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.