13/05/2008
Iniciou ontem a 1º Conferência Nacional da Juventude. O Secretário Nacional Adjunto da Juventude e Conselheiro Nacional da Juventude pela UGT, João Marcos Vidal está lá e envia informações.
A 1º Conferência Nacional da Juventude é um espaço de diálogo e debate político entre a sociedade civil e o poder público. O objetivo principal da Conferência é discutir quais os problemas e desafios da juventude brasileira e quais as principais propostas para enfrentar esses desafios.
Para chegar até a etapa nacional foram realizadas em todo o Brasil etapas preparatórias para definição de propostas e eleição de delegados. Veja alguns números da Conferência: 406 mil pessoas envolvidas, 841 municípios envolvidos, 882 conferências livres e 27 conferências estaduais. Estes números colocam a Conferência entre as mais participativas entre as conferências já realizadas pelo Governo Federal.
Como acontece a etapa nacional da conferência?
As discussões da Conferência acontecem a partir do caderno de propostas, que traz a sistematização de todas as propostas tiradas nas etapas preparatórias.
Os grupos de trabalho são o principal espaço de debate na Conferência. Nele os delegados irão debater e definir as propostas que serão apresentadas para aprovação na plenária final.
Na plenária final serão aprovadas 21 propostas prioritárias da Conferência Nacional.
A Secretaria Nacional de Juventude da UGT está atuando na Conferência para incluir, entre as 21 propostas prioritárias a Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salários.
Será estratégico para nossa luta a inclusão da Redução de Jornada de Trabalho sem Redução de Salários como uma proposta da Juventude Brasileira representada na Conferência. São os jovens sindicalistas se mobilizando para melhores condições de trabalhos para os trabalhadores jovens, empregados ou não."
Fique ligado no site da UGT para mais informações da 1º Conferência Nacional da Juventude."
UGT - União Geral dos Trabalhadores