Ato Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

07/05/2008

Entidades promovem, nesta segunda-feira (28), às 9h, manifestações para sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da segurança e saúde do trabalhador

A UGT - União Geral dos Trabalhadores participará, nesta segunda-feira (28), a partir das 9h, do ato do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, na Praça Ramos de Azevedo (em frente ao Teatro Municipal), em São Paulo. As centrais sindicais, sindicatos de trabalhadores e diversas entidades ligadas ao mundo do trabalho programaram para o dia 28 uma série de atividades para conscientizar e mobilizar a população. A idéia é mostrar que este é um problema de saúde pública e sensibilizar os meios de comunicação e a sociedade civil para que coloquem os temas relacionados à saúde do trabalhador na sua agenda diária.

No Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde e Secretária Estadual da Saúde de São Paulo, cerca de 15 mil trabalhadores morrem anualmente vítimas de doenças e acidentes de trabalho. Só o Estado de São Paulo é responsável por cinco mil vítimas. Esses números representam uma morte a cada uma hora e meia ou a queda de Boeing a cada duas semanas. São Paulo também se destaca pelo número de doenças e acidentes de trabalho: 400 mil trabalhadores entre mutilados, doentes e acidentados, o que significa um custo anual estimado em US$ 5 bilhões. No mundo, segundo a OIT - Organização Internacional do Trabalho, são cerca de 350 mil mortes.

Este ano, as entidades, além de denunciar a precariedade e o abandono a que os trabalhadores são submetidos, no que diz respeito a sua saúde e segurança no local de trabalho, vão incorporar a Campanha Nacional pela Redução da Jornada sem Redução de Salário, uma bandeira de luta histórica das centrais sindicais. A redução da jornada, que representa a geração de novos empregos, tem reflexo direto na saúde do trabalhador, pois reduz a carga de trabalho e o tempo de exposição aos fatores de risco.

Por que a escolha do dia 28 de abril

Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A OIT, liderando essa luta, mas com foco na prevenção, institui, em 2003, o dia 28 como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

Serviço

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho Data: 28/04/2008

Horário: Das 9h às 16h

Local: Praça Ramos de Azevedo, em São Paulo