02/05/2016
Canindé Pegado, secretário Geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou, na manhã deste domingo, 1° de Maio, da Santa Missa que aconteceu na Catedral da Sé, em São Paulo, em homenagem ao Dia do Trabalhador.
Na cerimônia, o dirigente ugetista falou sobre trabalho decente e misericórdia. Lembrou os operários de Chicago, que em 1886, fizeram um protesto contra as condições desumanas e pela redução da jornada de trabalho, o que culminou com a morte de vários trabalhadores.
Ressaltou que hoje em dia, usando o pretexto de aumento da competitividade, muitos empresários buscam reduzir custos de produção precarizando as condições de trabalho e atacando direitos trabalhistas. Enfatizou as mulheres, que muitas vezes exercem duplas ou triplas jornadas de trabalho, ainda ganham menos que os homens, exercendo as mesmas funções e não deixou de contestar o sistema tributário nacional, assim como a política de taxa de juros altos, que são danosos para os mais pobres.
Pegado citou uma entrevista concedida pelo Papa Francisco, em que ele afirma a corrupção impede de olhar para o futuro com esperança.
O dirigente ugetista finalizou desejando que 2016, verdadeiramente, seja o ano do trabalho decente, pois a dignidade laboral e a melhoria da distribuição de renda da população faz parte das lutas por direitos humanos, com moradia, educação, saúde e qualidade de vida.
UGT - União Geral dos Trabalhadores