08/04/2008
Ato contra mais de 2.500 dirigentes sindicais assassinados contou com a solidariedade da UGT, nesta terça-feira (8), no Consulado Geral da Colômbia, em São Paulo
A UGT - União Geral dos Trabalhadores, juntamente com a UNI Brasil - Union Network International (Rede Internacional de Sindicatos) e demais entidades sindicais, participou nesta terça-feira (8), do ato Contra os Assassinatos de Dirigentes Sindicais Colombianos, em frente ao Consulado Geral da Colômbia, em São Paulo. A manifestação, organizada pela UNI - Brasil, foi motivada pelo assassinato de Leonidas Gomes Rozo, funcionário do City Bank e dirigente sindical na Colômbia, no dia 8 de março último. A UNEB (União Nacional dos Empregados Bancários) da Colômbia aponta a organização paramilitar "Águilas Negras" como executores deste crime. Segundo levantamento, desde 1985 mais de 2.500 dirigentes sindicais foram assassinados.
As entidades sindicais elaboraram uma carta de protesto e indignação para entregar ao Consulado Geral da Colômbia, solicitando justiça e providências urgentes do Governo da Colômbia para conter essa onda de crimes contra dirigentes sindicais. Mas o cônsul Mauricio Acero Montejo não recebeu a delegação de trabalhadores que entregaria o documento."
UGT - União Geral dos Trabalhadores