Dólar opera em alta, perto de R$ 3,65

05/04/2016

O dólar opera em alta nesta terça-feira (5), reagindo ao quadro de incertezas políticas no Brasil e ao ambiente de aversão a risco nos mercados globais.

Às 9h29, a moeda norte-americana subia 0,74%, vendida a R$ 3,6407.

Na véspera, o dólar avançou 1,43%, vendido a R$ 3,6138. No ano, entretanto, o dólar ainda acumula queda de 8,46%.

Cenário político

O Planalto busca angariar votos de deputados para impedir que o processo de impedimento avance. A percepção de que esses esforços podem dar resultados ganhou um pouco de força nos últimos dias após o rompimento do PMDB com o governo expor disputas internas no maior partido do Brasil, destaca a Reuters.

Muitos investidores enxergam a possibilidade de impeachment de Dilma como um primeiro passo para a recuperação da confiança no país. Alguns ponderam, porém, que a instabilidade política pode manter a pressão sobre a economia.

Intervenção do BC

O Banco Central fará nesta sessão leilão de até 5.960 swaps reversos e manterá a oferta de até 5.500 swaps tradicionais para rolagem. Esses contratos equivalem, respectivamente, à compra e venda futura de dólares.