Água é vida. Não deixe essa fonte secar!

22/03/2016

UGT apoia os ODS como forma de salvar o planeta!

Nesta terça-feira, 22/03, comemora-se o Dia Mundial da Água. A União Geral dos Trabalhadores (UGT) tem entre suas bandeiras, o desenvolvimento com sustentabilidade, o que inclui assegurar saúde e qualidade de vida aos cidadãos e a melhoria do planeta. A grande fonte da vida vem da água e hoje vivemos uma crise hídrica de tamanha proporção, que medidas urgentes têm sido tomadas para salvar o mundo que vivemos. Segundo dados das Organizações das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o 12º país que mais desperdiça água no mundo.

Para conscientizar e alertar a população mundial, a ONU criou este Dia Mundial da Água em 1992. Apesar de mais de dois terços do Planeta Terra ser formado por água, apenas 0,008 %, é potável. Grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está, a cada dia, mais contaminada e poluída, devido à ação predatória do homem. Sejam em programas de políticas públicas, empresariais, institucionais, é com a ação consciente de cada ser que habita o planeta, que se poderá ajudar a estancar esse mal.

Apoiadora dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) - projeto do Programa das Nações Unidas (Pnud/ONU), em parceria com os 192 países-membros, que teve como objetivo acabar com a fome e a miséria até 2015 -, a UGT acredita que um novo mundo é possível, e se destacou como a única central sindical a abraçar as metas do milênio.

Muitos objetivos foram acordados e viu-se a necessidade de ampliar as metas, formando uma nova agenda global. Desde janeiro de 2016, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), até 2030 visa dar um progresso significativo em diversas áreas, e entre suas metas, a de assegurar a proteção duradoura do planeta e de seus recursos naturais. A UGT, parceira dessa agenda pós-2015, entra na luta contra as ameaças globais à saúde e aos desastres naturais.

Com foco em proteger o planeta da degradação, incluindo por meio do consumo e da produção sustentáveis, para que possa atender as necessidades das gerações presentes e futuras, os desafios são inúmeros.

Dentre os 17 objetivos dos ODS, há 4 direcionados para assegurar a saúde do planeta e a proteção da água. São eles: Objetivo 6 (Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos); Objetivo 13 (Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos);

Objetivo 14 (Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável) e Objetivo 15 (Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra,e deter a perda de biodiversidade).

O desenvolvimento econômico e social depende da gestão sustentável dos recursos naturais do planeta. No decorrer deste ano, serão inúmeras as ações mundiais para conter as mudanças climáticas e salvar o planeta da desertificação. A UGT já entrou na luta em prol dessa causa e se fará presente nas ações com governo e também com a sociedade civil.

Cada um pode fazer a sua parte. Participe! Conheça o Movimento Nacional para os ODS: www.odsnospodemos.org.

Mariana Veltri – imprensa UGT

Categorizado em: Geral,