UGT participa de debate sobre condições de trabalho em empresas multinacionais

21/03/2016

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) está participando, entre os dias 21 e 22 de março, em El Salvador, do seminário Controlar o Poder Empresarial nas Cadeias de Valor, que tem o objetivo de abordar a relação trabalhistas nas empresas multinacionais.

O evento busca fortalecer uma coordenação latino americana para a construção de um projeto mundial de propostas, visando organizar e unificar a luta dos Trabalhadores e trabalhadoras que atuam em empresas multinacionais.

Participam do evento Vitor Báez e Sharan Burrow, da secretaria Geral, respectivamente, da CSA (Confederação Sindical das Américas) e CSI (Confederação Sindical Internacional), entre dirigentes sindicais da Argentina, Brasil, Costa Rica, El Salvador e República Dominicana.

Em seu discurso de abertura dos trabalhos, Vitor Báez ressaltou que o movimento sindical precisa de união, pois o direito dos trabalhadores faz parte dos direitos humanos. “Daqui podemos tirar propostas importantes, pois sindicalistas de vários países estão reunidos para escutar e debater uma campanha mundial de trabalhadores”.

Representada por seu diretor Josimar Andrade, que também responde pela pasta de Relações Sindicais do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e pelo jornalista Fábio Ramalho, a UGT fez uma apresentação sobre as atividades que a central desenvolve em defesa dos direitos dos trabalhafores de multinacionais.

A central destacou as ações contra a Zara, de combate ao trabalho escravo, do enfrentamento ao Mcdonald, Walmart e Carrefour, por melhores condições de trabalho e respeito as leis trabalhistas vigentes no Brasil, de apoio aos trabalhadores da Nissan norte americana, pelo direito a liberdade sindical ou as atividades referentes a Campanha Jogue Limpo, que aborda as condições laborais das pessoas envolvidas na produção de equipamentos esportivos, visando a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Assim, a UGT apresentou suas atividades de luta que ultrapassam as fronteiras brasileiras.

O seminário continua até a tarde desta terça-feira com a realização de palestras, oficinas e debates.

Por Fábio Ramalho - Imprensa UGT

Categorizado em: Geral,