RJ teve 1 roubo de rua a cada 4 minutos em fevereiro

18/03/2016

O Estado do Rio de Janeiro registrou 10.013 roubos de rua em fevereiro deste ano. A soma se refere a roubos a pedestres, roubo de celulares e roubos em ônibus. Foram cerca de 345 crimes do tipo por dia. Em média, o Estado registrou um roubo a cada quatro minutos. Os dados são do ISP (Instituto de Segurança Pública) e representam um aumento de 27,9% em relação a fevereiro passado, que teve registro de 7.826 crimes em todo o Estado. A capital fluminense concentra 52% dos roubos de rua: foram 5.293 registros em fevereiro — média de um roubo a cada oito minutos.

No mês passado, os índices de roubo a ônibus aumentaram 65%, o maior entre os três crimes. Foram 827 casos só em fevereiro. O roubo de aparelhos celulares somaram 1.382, aumento de 52% em comparação ao mesmo período do ano passado.

De olho no aumento da criminalidade, o governo do Rio anunciou nesta semana o que chamou de medida de emergência. O secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, anunciou que os policiais militares que trabalham em funções administrativas passarão a atuar nas ruas. Segundo Beltrame, ao menos duas vezes por semana eles irão auxiliar no policiamento. A realocação dos PMs, que se dará em dias determinados (terças e quintas ou segundas e quartas), é uma tentativa de conter a criminalidade.

Os homicídios dolosos (com intenção) também tiveram aumento em comparação a fevereiro de 2015. No mês passado, foram registrados 402 homicídios dolosos — alta de 23,3%. No total, as mortes violentas (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e auto de resistência) aumentaram 11,7%.

O crime de morte violenta com maior crescimento foi o de latrocínio. Em fevereiro de 2015, foram feitos dez registros de roubo seguido de morte. Neste ano, os registros chegaram a 22, o que representa aumento de 120% nos índices do Estado.

Turista morta em Copacabana

Uma turista argentina morreu após ser esfaqueada na praia de Copacabana, zona sul do Rio, no dia 17 de fevereiro. A morte completa um mês nesta quinta-feira, mesmo dia em que ISP indicou aumento do volume de latrocínios.

Laura Pâmela Viana, de 25 anos, havia emprestado cigarro e isqueiro aos criminosos antes de ser atingida. Douglas Menelick Gonzaga, de 32 anos, e Paulo Henrique Coelho Moreira, de 21 anos, abordaram Laura e amigas nas areias da praia.

Elas estavam sentadas conversando e bebendo no local, ficaram desconfiadas da atitude dos criminosos e foram em direção ao calçadão, na altura do hotel Copacabana Palace. Douglas e Paulo Henrique foram atrás das vítimas, que correram para lados diferentes.

Paulo Henrique estava armado com uma faca e correu atrás de Laura, atingindo a turista no tórax. Douglas roubou a bolsa da vítima e eles fugiram. Os suspeitos foram autuados por latrocínio e três tentativas de roubo.

Fonte: R7

Categorizado em: Geral,