11/03/2016
A região metropolitana de Curitiba deverá implantar até junho um sistema de pagamento de passagens de ônibus por aproximação do cartão de crédito ou de débito, sem necessidade de bilhete. Jundiaí, em São Paulo, foi pioneira na implantação do sistema.
O sistema vai calcular descontos previstos pela rede de transportes, como o da interligação com linhas municipais, diz Lessandro Zem, presidente da Metrocard, que opera a bilhetagem na região.
Quem recebe vale-transporte, no entanto, não terá acesso ao sistema.
Desde agosto de 2015, já há um protótipo em operação: um cartão da Metrocard que pode ser usado no comércio com créditos pré-pagos.
A tecnologia já é aplicada na rede de transportes de Londres, afirma Gilberto Caldart, presidente da Mastercard para América Latina e Caribe. A empresa participou do desenvolvimento do sistema.
O modelo deverá ser levado a mais três regiões do país neste ano, mas os contratos ainda não foram assinados, segundo a Mastercard.
Ainda na região, a Urbs, que controla as linhas municipais de Curitiba, vai lançar nas próximas semanas uma licitação para um sistema de identificação por biometria facial, para evitar fraudes.
A tecnologia já é usada por 220 mil isentos de cobrança.
"Os custos públicos vão cair. O fornecedor cuidará da atualização e da manutenção", diz o presidente da Urbs, Roberto da Silva Junior.
O pagamento da contratada deverá ficar abaixo dos R$ 800 mil mensais hoje gastos pela Urbs no sistema.
R$ 35 milhões
é a receita mensal bruta da Metrocard na zona metropolitana
R$ 3,70
é o preço mínimo da passagem
1,7 MILHÕES
são transportados pelas linhas municipais da Urbs por dia útil
250
linhas de ônibus municipais
Fonte: Folha de São Paulo
UGT - União Geral dos Trabalhadores