09/03/2016
Uma grande festa com atendimento à saúde, orientações de cidadania, atrações artísticas, feira de serviços e de esclarecimentos sobre a questão de gênero, marcaram o Dia Internacional da Mulher, em Curitiba (PR), na terça-feira, 8 de março.
A UGT-PARANÁ foi uma das apoiadoras do evento, organizado pelo Instituto Humsol e com apoio do governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, gabinete da Vice-Governadoria, Polícia Militar, Polícia Civil, e outros órgãos públicos, ONG´s e diversas entidades filiadas à UGT.
Durante todo dia, na tradicional “Boca Maldita”, centro de Curitiba, mais de 12 mil mulheres participaram das atividades e dos serviços ofertados gratuitamente.
A presidente do Instituto Humsol, de apoio às mulheres com câncer, Tânia Mary Gomez, comemorou o sucesso do evento e agradeceu a participação efetiva da UGT-PARANÁ, e em especial da vice-governadora, Cida Borghetti: “quero agradecer ao empenho da UGT-PARANÁ, ao presidente Paulo Rossi que não mediu esforços para a realização dessa grande festa das mulheres; agradeço em especial a vice-governadora, Cida Borghetti, uma mulher que sempre abraçou o trabalho do Instituto Humsol, e sensível às dificuldades das mulheres com câncer”.
Por sua vez o presidente da UGT-PARANÁ , Paulo Rossi, lembrou que a central, ao preconizar o sindicalismo cidadão, ético e inovador, sempre incorporou a luta das mulheres pela equidade de gênero: “lutamos pela igualdade salarial entre mulheres e homens, por condições adequadas no ambiente de trabalho, pelo fim do assédio moral e sexual, e contra todo e qualquer tipo de violência às mulheres”, disse Rossi. Ele destacou ainda que essa luta tem de ser levada no dia-a-dia do convívio familiar, social e no ambiente de trabalho. Rossi lembrou do grande apoio que o governador do Estado do Paraná, Beto Richa e a vice-governadora, Cida Borghetti, têm dedicado às causas sociais. “Queremos agradecer ao empenho do governador Beto Richa e dessa batalhadora em prol dos direitos das mulheres que é a nossa vice-governadora Cida Borghetti e também à nossa secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, que não mediram esforços para que esse evento acontecesse na data de hoje. Também quero em nome da direção da UGT-PARANÁ, agradecer à equipe da Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Militar e Polícia Civil, que disponibilizaram vários serviços para essas verdadeiras guerreiras, que são as mulheres brasileiras”.
A vice-governadora, Cida Borghetti, também falou das bandeiras de luta contra a violência às mulheres: “estamos levantando a bandeira de combate à violência contra a mulher, que ainda é uma marca muito pesada na nossa sociedade. O Paraná abraça essa causa. É preciso que as vítimas de agressão tenham a consciência de que a única maneira de proteger a sua família, salvar a sua própria vida e educar os seus filhos para o futuro é denunciando o agressor”.
Durante o evento, a secretária-geral da UGT-PARANÁ, Iara Freire e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado do Paraná, Pedro Vitor Dias da Rosa, fizeram a entrega da camiseta da UGT MULHER à vice-governadora e à presidente do Instituto Humsol.
A secretária-geral, Iara Freire, lembrou que as mulheres continuam sendo discriminadas no ambiente de trabalho, e falou do estudo divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostrando que as mulheres ganham 22% a menos do que os homens no Brasil. “Chegou a hora de mudarmos essa triste realidade. Além de na maioria dos casos termos dupla jornada, ainda somos discriminadas em relação ao sexo masculino”, ressaltou Iara.
A vice-governadora Cida Borghetti falou das políticas do governo do Estado no combate a violência contra as mulheres
Emocionada, a presidente do Instituto Humsol, Tânia Gomez, agradeceu ao presidente da UGT-PARANÁ pelo apoio e participação no Dia Internacional da Mulher
O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, falou das lutas sindicais em defesa dos direitos das mulheres
A vice-governadora, Cida Borghetti elogiou as ações da UGT-PARANÁ
Mais de 12 mil mulheres receberam atendimento à saúde e orientações de cidadania, no Dia Internacional da Mulher, em Curitiba
Na abertura do evento, uma banda formada por integrantes da Patrulha Escolar, da Polícia Militar, deram o tom da festa de cidadania
Por Mario de Gomes
Em 9/0/2016
Fotos: MGS/UGT
Secretário de Comunicação UGT-PARANÁ
João Riedlinger
UGT - União Geral dos Trabalhadores