09/03/2016
Um dia para ficar na memória. Não só das três mil trabalhadoras que participaram do Dia da Mulher na Praia com o Siemaco, mas para todos que tiveram o privilégio de estarem envolvidos na organização do maior evento do Brasil em homenagem a elas.
A comemoração aconteceu no domingo, dia 06/03, na Associação Banestado, em Praia de Leste, litoral no Paraná. Foi a 24.ª edição da festa promovida pela Feaconspar – Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Paraná, em parceria com os Sindicatos (Siemacos) de Curitiba, Cascavel, Londrina, Francisco Beltrão e Ponta Grossa.
Cada ano é maior o número de trabalhadoras que participam do encontro. Mulheres que enchem de doçura qualquer praia. Como a Dirce Vieira Florêncio da Silva, de 46 anos, que é auxiliar de serviços gerais em uma escola de Londrina. Ela, que viajou 8 horas de ônibus com o Siemaco para realizar o sonho de conhecer o mar, quando chegou na praia quis encher um vidrinho de água do mar para levar para casa. “Prometi levar para os meus filhos, eles querem ver se a água é salgada mesmo”, contou a trabalhadora.
Assim como a Dirce, muitas Marias, Anas, Claudetes e Martas viveram a experiência de pisar pela primeira vez na areia fofa da praia e sentir (não sem medo) as ondas quebrando nos pés pela primeira vez. Sem distinção de idade, Jacquelaine dos Reis A. Silva, de 25 anos (de Itaperuçu) conheceu o mar no mesmo momento que Zenilda Aparecida Taborda, de 58 anos (de Cascavel). Ambas tiveram um dia todo para esquecer da rotina de trabalho e sacrifícios diários. “É uma maravilha, parece que o mar não tem fim, é como se eu estivesse sonhando”, disse Zenilda que por receio se limitou a molhar apenas os tornozelos.
Não menos que as novatas, as veteranas também chegam dispostas a aproveitar cada grão de areia. São mulheres que a 5, 10,15 e até mais de 20 anos acompanham o Siemaco. É o caso da Lúcia Kossoski, que trabalha na Itaipu pela Tecnolimp, ela lembrou dos primeiros eventos do Dia da Mulher que participou. “Eram apenas 2 ônibus de trabalhadoras só de Curitiba, hoje a gente perde as contas”.
Em um evento tão grandioso, os números são realmente expressivos: são 70 ônibus partindo de diversos pontos do estado, duas toneladas de costelas assadas para o almoço e mais de 200 pessoas envolvidas na organização. Mesmo com a grandiosidade da festa o que mais impressiona é a simplicidade e a alegria de cada trabalhadora. No agradecimento sincero ao presidente da Feaconspar, Manassés Oliveira e na promessa de voltar sempre a cada ano e trazer mais amigas para a festa. “Esse é um evento muito especial para o Siemaco e eu e a minha diretoria fazemos questão de cuidar pessoalmente de cada detalhe. É apenas um dia e esse é o tempo que temos para dar o nosso melhor para elas”, afirmou o presidente Manassés Oliveira.
A exemplo dos anos anteriores, mais de 3.000 mulheres de diversas cidades do Paraná participaram da festa do Dia Internacional da Mulher, promovido pelo Siemaco
As mulheres do Siemaco fazem um festa sem igual no litoral paranaense
Post Mario de Gomes
Em 9/03/2016
Fonte/fotos: imprensa Siemaco
Secretário de Comunicação UGT-PARANÁ
João Riedlinger
UGT - União Geral dos Trabalhadores