08/03/2016
Um novo golpe começa a circular pelos celulares no Brasil via aplicativo WhatsApp. Segundo a ESET, empresa especializada em soluções de segurança online, a ameaça é enviada por um contato desconhecido se tratando de um suposto cupom de desconto da rede McDonald's.
No momento em que o usuário clica sobre o anúncio, uma nova aba é aberta: é preciso, então, preencher um cadastro e informar dados como localização e idioma. E como é de costume, a mensagem pede para que o usuário compartilhe o link da suposta campanha em três grupos com pelo menos dez amigos.
O resultado, que seria o cupom chega após o download de uma das sugestões de apps encaminhado em anexo.
“Temos visto várias campanhas como esta, que usam marcas famosas para aplicar golpes, como no caso do Starbucks e da Zara. É comum nesse tipo de fraude que usuários desavisados caiam na armadilha e se tornem vítimas, compartilhando informações pessoais de forma não intencional, com o objetivo de ganhar um voucher que nunca receberão”, diz Camillo Di Jorge, presidente da ESET Brasil.
Como evitar o golpe
Precaver-se contra esse tipo de golpe é fácil, basta não acessar links desconhecidos. Fique atento aos downloads: seja pelo computador ou dispositivo móvel, não instale aplicativos não oficiais.
Fonte: Correio Popular
UGT - União Geral dos Trabalhadores