04/03/2016
Sempre é tempo para se exercitar. As academias ao ar livre estão aí para isso mesmo. Elas democratizaram o acesso a exercícios de trabalho muscular para quem não tem como bancar a mensalidade de uma particular. Mas estes aparelhos devem ser usados com prudência.
Monitora da academia ao ar livre inaugurada recentemente na esquina da Rua 1 com a Avenida Boqueirão, no Bairro Guajuviras, em Canoas, Daniela Britto Braga explica que, para o treino ter o efeito desejado, é preciso saber usar os aparelhos, de preferência, com orientação profissional.
A pedido da reportagem, ela deu as dicas abaixo de cuidados básicos que se deve ter em seis aparelhos comuns em academias na rua. Além de usar roupas adequadas, ela salienta que é preciso fazer os movimentos devagar, observando os limites do corpo.
Musculação
A dona de casa Lorena Mendes Ribeiro, 64 anos, resolveu deixar as desculpas de lado para começar a se mexer em 2016.
– Já caminho, mas preciso trabalhar a musculação – diz ela, moradora de Canoas.
Na Capital, o metalúrgico aposentado Luiz Oliveira, 66 anos, faz exercícios três vezes por semana em academias na rua, há sete anos.
– Comecei fazendo meia hora e agora já faço uma hora e meia de exercício, seguido de caminhada. Sinto que faz bem para o meu corpo – comenta ele, que adora se exercitar na Redenção.
Idosos adoram
Daniela comenta que as academias ao ar livre atraem muitos idosos. A nova do Guajuviras tem dez equipamentos, dos quais dois são aeróbicos – os simuladores de caminhada e de ski – e o restante de musculação, para trabalhar braços, pernas, coxas, costas e peito.
FIQUE POR DENTRO
- Não faça exercícios logo após as refeições. Espere pelo menos uma hora antes de começar.
- É importante estar bem alimentado para se exercitar. Então, nada de esforço se estiver com fome.
- Estabeleça uma rotina de exercícios três vezes por semana.
- Em uma hora, é possível passar por dez aparelhos.
- Conte até 30 no intervalo entre as séries.
- Tome água antes, durante e depois do exercício.
- Em caso de lesões ou mal-estar, procure atendimento médico.
Fonte: Zero Hora
UGT - União Geral dos Trabalhadores