Justiça para sindicalista africano que morreu na prisão

02/03/2016

Nós, da UGT, recebemos notícias do Brasil e do mundo. E nos solidarizamos com companheiros que estão em todo o planeta. Recebemos, via rede social, a seguinte informação:

“No início deste mês sindicatos de transporte rodoviário no Senegal lançaram um bloqueio na fronteira da Gâmbia, cujo presidente tinha aumentado unilateralmente o imposto aduaneiro de caminhões que entram no país cem vezes. Ao mesmo tempo, os colegas dos motoristas em Gâmbia solicitaram ao governo para reduzir os preços de combustível para acompanhar a queda dos preços no atacado. O resultado?

O presidente proibiu atividades sindicais e prendeu três dirigentes sindicais. Surpreendentemente, um deles, Sheriff Diba, do GNTCA (Associação Nacional de Controle de Transporte gambiano) morreu na prisão - supostamente depois de receber tratamento brutal da Agência Nacional de Inteligência. Queremos justiça para Sheriff e para os seus colegas da Gâmbia e do Senegal”. O texto vem, ainda, com o link da campanha que está sendo promovida: http://www.labourstartcampaigns.net/show_campaign.cgi?c=2991

O material foi feito em parceria com a Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes, uma federação global de 690 sindicatos representando mais de 4,5 milhões de trabalhadores de transporte em 153 países e o Syndicat des Travailleurs des Transports Routiers du Sénégal - Forces du Changement (STTRS-FC).

Categorizado em: Geral,