22/02/2016
Com a presença do governador do estado, Luiz Fernando Pezão; e do vice-governador Francisco Dornelles, o presidente da União Geral dos Trabalhadores do Rio (UGT-RJ), Nilson Duarte Costa, recepcionou, nesta quinta-feira, 18, no Windsor Guanabara Palace Hotel, no Centro do Rio, ugetistas de 27 estados brasileiros para a Reunião do Órgão Colegiado e Direção Nacional da central sindical.
Ao dar as boas vindas às lideranças ugetistas, o presidente Nilson falou sobre a importância de sediar o primeiro encontro da executiva nacional realizado fora do estado de São Paulo, agradecendo a presença dos parlamentares; em especial do ex-ministro do Trabalho, Francisco Dornelles, que, segundo ele, “por diversas vezes recebeu os trabalhadores em seu gabinete, em Brasília”.
“Para o Rio de Janeiro é muito importante sediar essa reunião para discutir temas tão relevantes como a crise brasileira, o reemprego e a retomada da economia”, disse ele.
Presidente nacional da UGT, Ricardo Patah também reverenciou o vice-governador e lembrou a atuação do governador Pezão nas negociações das greves dos operários do Maracanã, em 2011, concluindo: “A UGT se orgulha de representar a base da pirâmide com categorias como asseio, motoristas de ônibus. Temos a responsabilidade de sinalizar políticas públicas, trabalhar na superação das adversidades. Temos que ter consciência do atual momento e buscar soluções e o diálogo é o instrumento que a UGT utiliza”.
Aos 93 anos, Dornelles mostrou-se lúcido, recordando momentos importantes do MTE e de conquistas obtidas como os acordos do FGTS e a criação do piso estadual.
Pezão, por sua vez, elogiou a figura do presidente Nilson no trato com os interesses dos trabalhadores com muita proatividade, revelou orgulho de ver a luta sindical, lembrando de seu pai, um eletricitário militante do movimento trabalhista na época da Ditadura.”O que me move na política é criar um ambiente para a geração de empregabilidade”, destacou.
A reunião do órgão colegiado da UGT segue nesta sexta, 19, discutindo, ainda, temas como “Cidadania e Políticas Públicas”, “Os desafios contemporâneos do Trabalho” e “Desafios Sindicais”.
UGT - União Geral dos Trabalhadores