Reposição da inflação e aumento real é o que buscam os Comerciários do Pará que seguem em campanha salarial

18/02/2016

Trabalhadores e trabalhadoras do comércio no Estado do Pará, liderados pela Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviço dos Estados do Pará e Amapá (FETRACOM-PA/AP) e pelo Sindicato dos Empregados no Comércio do Estado do Pará (Sec-Pará), entidades filiadas a União Geral dos Trabalhadores (UGT), continuam as negociações referentes à campanha salarial 2016 visando o fechamento de convenção coletiva para a data-base de 1º de março.

Neste ano, a categoria pede reajuste salarial de 15%, para fazer frente às perdas com a inflação de 2015, que passou de 11%, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Os trabalhadores buscam também plano de saúde integral, ticket-alimentação, Participação nos Lucros e Resultados das Empresas e manutenção dos feriados não trabalhados.

Segundo Ivan Duarte, presidente do SEC-Pará, ele e sua diretoria têm viajado bastante pelo interior do Pará com vistas a conversar com os trabalhadores, fazer assembleias, participar das negociações com a patronal. “Não é uma tarefa fácil. É difícil, é cansativo. Não é fácil convencer, tem de ter muito diálogo e posição firme, mas é só assim que o trabalhador vence as lutas, especialmente, quando está unido, coeso quanto ao que deseja”, disse o sindicalista.

No caso dos supermercados, o Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados do Estado do Pará (SINTCVAPA), tendo à frente o companheiro Antonio Caetano de Souza Filho pleiteia, junto ao patronato, a redução da jornada de trabalho para os dias de domingo, quando pretende que os supermercados fechem as portas às 13h. “Já conquistamos o fechamento às 14h. Acho que podemos avançar mais, apesar da forte oposição, principalmente do senhor Oscar Rodrigues, dono do Líder, que exige a abertura dos supermercados normalmente nos dias de domingo, o que não vai acontecer nunca, se depender dos trabalhadores”, acrescentou.

Nos estabelecimentos comerciais diversos, a abertura do comércio aos domingos não existe e, aos sábado, só funcionam até 16 horas, especialmente no centro comercial de Belém, onde a categoria é liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Lojista do Município de Belém (SINTCLOBE), dirigido pelo companheiro Paulo Souza.

SINTRACPAR CONTINUA NEGOCIAÇÃO COM A PATRONAL

O Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Parauapebas (SINTRACPAR) está na luta pela conquista do reajuste de salário de 15% no geral, estabelecimento do piso profissional de R$ 1.200,00 e tícket alimentação de R$ 10,00. Segundo o companheiro Adenilton Freitas, presidente do Sindicato, essa proposta acompanha a sugestão da FETRACOM-PA/AP.

O sindicalista explicou que na assembleia geral, realizada em janeiro, para deflagrar a campanha salarial, o sindicato ficou ainda mais fortalecido perante a categoria que viu, de perto, os principais líderes sindicais do Pará apoiando incondicionalmente os trabalhadores do comércio de Parauapebas, que contou com a Presença de Zé Francisco, presidente da Federação; Antônio Caetano de Souza, presidente do maior sindicato de trabalhadores em supermercados do Pará; e o vereador Adelmo Azevedo, líder sindical dos trabalhadores de Marabá e região .

Durante a assembleia realizada na sede do SINTRACPAR, os trabalhadores aprovaram a proposta e as negociações estão em ritmo acelerado para que a convenção coletiva de trabalho seja assinada ainda em março, disse Freitas.

Categorizado em: Geral,