17/02/2016
A União Geral dos Trabalhadores (UGT) fará, neste sábado, dia 20 de fevereiro, a partir das 10h, no Espaço dos Sonhos, na comunidade do Rio Pequeno, em São Paulo, o lançamento oficial da Campanha Nacional de Combate ao Aedes aegypti, que contará com a presença do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab; do Secretário de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha; e do deputado Simão Pedro.
A iniciativa ugetista conta com o apoio de diversas categorias filiadas à Central, mas, principalmente, terá o apoio incondicional do Siemaco e da FEMACO, respectivamente, Sindicato e Federação dos Profissionais de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana, que são naturalmente agentes importantes no combate à proliferação do mosquito. “Só em São Paulo, somos um exército de 15 mil profissionais da limpeza urbana, temos acesso a todas as regiões e contamos com o respeito da população”, explica João Capana, diretor do Siemaco.
Para o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, esta é uma ação fundamental porque a UGT é uma central que representa os trabalhadores da base da pirâmide econômica – aqueles profissionais que se encontram às margens da sociedade, assim como as pessoas moradoras ou em situação de rua. “Se conseguirmos sensibilizar cerca de 30% de toda a população que nossos sindicatos representam, venceremos essa luta contra o Aedes aegypti”, enfatiza Patah.
João Capana ressaltou que a UGT é uma central diferenciada nessa luta, pois, além de contar com mais de 1300 sindicatos, que representam as mais diversas categorias profissionais, pode contar com os profissionais de limpeza urbana, que, pela importância de sua função nas cidades brasileiras, são verdadeiros agentes de saúde pública. “Participar de uma campanha tão importante quanto essa é reforçar para a sociedade a importância do trabalho realizado pelos trabalhadores e trabalhadoras de asseio e conservação.”
O Brasil vive um verdadeiro surto de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, que é transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Segundo informações do site UOL, de janeiro a novembro de 2015, foram detectados 1,5 milhão de casos de dengue no País – um aumento de 176% em comparação com o mesmo período de 2014.
O jornal O Globo publicou, em 17/02, que, só nestes primeiros dois meses do ano, as ocorrências cresceram mais 48%, registrando 78.872 casos frente aos 49.857 do mesmo período de 2015.
O brasileiro precisa se unir para vencer essa guerra e a UGT está nas ruas de todos os estados da federação para fortalecer a luta contra esse mosquito.
Por Fábio Ramalho – imprensa UGT
UGT - União Geral dos Trabalhadores