Setor de serviços recua 3,6% em 2015, pior resultado em 4 anos

17/02/2016

Os serviços tiveram em 2015 o pior desempenho da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços, iniciada em 2012, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recuo foi de 3,6%. Apenas em dezembro, o indicador encolheu 5% ante igual mês de 2014, já descontados os efeitos da inflação. Foi o nono resultado negativo consecutivo.

Dentre os setores, os serviços prestados às famílias registraram retração de 5,3% no ano; os serviços de informação e comunicação ficaram estáveis (0,0%); os serviços profissionais, administrativos e complementares diminuíram 4,3%; os transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio encolheram 6,1%; e o segmento de outros serviços caiu 9,0%

Os resultados trimestrais, outro recorte da pesquisa, evidenciam o desaquecimento do setor ao longo de 2014 e 2015. Houve reduções consecutivas nas taxas de volume de serviços prestados, culminando com uma queda de 5,7% no quarto trimestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano anterior.

Desde outubro de 2015, o IBGE divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Antes disso, o instituto anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado. Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal avançou 0,3% em dezembro ante igual mês de 2014.

Por esse motivo, ainda não há dados com ajuste sazonal (que permitem a análise do mês contra o mês imediatamente anterior), porque, segundo o IBGE, a dessazonalização requer a existência de uma série histórica de aproximadamente quatro anos.

Fonte: Estadão

Categorizado em: Geral,